De acordo com o coordenador do hemocentro, o fim do ano geralmente registra queda no número de doações
O Hemocentro do Hospital Universitário de Londrina precisa de doações de sangue. Mais especificamente dos tipos O+, O- e A-, que estão em falta. O motivo é a queda no número de doações quando o fim do ano e feriados se aproximam. Segundo o coordenador do Hemocentro do HU, Fausto Trigo, os três grupos sanguíneos são os que mais frequentemente entram em escassez.
Segundo o médico, as viagens de fim de ano, e também os acidentes, que ficam mais frequentes em épocas de festas e férias, aumentam a necessidade de doações e fazem com que um maior volume do banco de sangue seja utilizado.
Neste 25 de novembro é comemorado o dia nacional do Doador de Sangue. Durante a semana o Hemocentro terá ações especiais para atrair a população, como destaca Fausto Trigo.
O Hemocentro do Hospital Universitário, em Londrina, fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30, e aos sábados das 8h às 17h30. O endereço é rua Claudio Donizeti Cavalieri, anexo ao HU. É obrigatório levar documento pessoal com foto, e estar alimentado. Qualquer pessoa com mais de 18 anos pode doar. Outros detalhes e critérios para a doação podem ser encontrados nas redes sociais do Hemocentro.
Fonte: CBN Londrina