Inscrições começam em outubro, com vagas para cursos técnicos e de graduação. Políticas de assistência da instituição visam garantir a permanência dos estudantes
O Instituto Federal do Paraná (IFPR) – campus Londrina abriu as inscrições para o processo seletivo 2025, que adota um novo formato de ingresso, sem provas. As inscrições começam em outubro, e a instituição, totalmente gratuita, oferece vagas acompanhadas de políticas de assistência e permanência estudantil.
A seleção dos candidatos será realizada em um novo formato nesse ano. Sem as tradicionais provas, a forma de ingresso aos ensinos técnicos (integrado ou subsequente ao ensino médio) será por meio da análise do histórico escolar do ensino fundamental.
O estudante matriculado em um curso integrado realiza o ensino médio e o curso técnico juntos, ou seja, de forma simultânea. Já o curso técnico subsequente é destinado aos estudantes que já finalizaram o ensino médio e querem uma formação técnica. Os cursos têm, em média, 1 a 2 anos.
O período de inscrições para essas modalidades vão de 3 de outubro a 1º de novembro de 2024, com taxa de inscrição no valor de R$ 30. Os candidatos podem solicitar isenção da taxa até o dia 25 de outubro de 2024.
Já para os cursos de graduação, a seleção será feita a partir da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) . E por isso, o período de inscrição vai até 17 de janeiro de 2025, com taxa de R$ 50. No entanto, os candidatos em cursos de licenciaturas estão isentos da taxa de inscrição. A isenção pode ser solicitada até o dia 15 de janeiro de 2025.
Serão 40 vagas ofertadas para os cursos técnicos integrados ao ensino médio em Biotecnologia e Informática. A mesma quantidade de vagas é ofertada para os cursos técnicos subsequentes em Massoterapia e Prótese Dentária e para as graduações em Ciências Biológicas e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Já para os cursos técnicos de Enfermagem e Saúde Bucal, serão disponibilizadas 30 vagas cada.
Políticas de permanência e assistência estudantil
O IFPR é uma instituição federal totalmente gratuita que possui políticas de permanência que visam incentivar os estudantes, especialmente, os mais vulneráveis, a continuarem os estudos.
“Além de ser um ensino em que o estudante pode ter acesso sem custeá-lo, nós temos também várias políticas de permanência no campus que envolvem bolsas de assistência estudantil. Então, os alunos podem receber auxílio moradia, transporte e alimentação”, comenta Gleice Almeida, diretora de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFPR-Londrina.
A instituição possui, em média, 900 alunos matriculados em seus cursos. Contudo, a docente explica que esses benefícios não são destinados a todos os estudantes, pois os recursos são limitados. A cada ano, um número específico de bolsas é disponibilizado, e os alunos podem concorrer com base em condições socioeconômicas.
Sistema de cotas
Outro ponto importante da instituição é o sistema de cotas, que destina 80% das vagas a estudantes cotistas. As cotas abrangem candidatos vindos de escolas públicas, critérios raciais e condições socioeconômicas, os 20% restantes são destinados para ampla concorrência.
Compromisso com a qualidade no ensino
Ao ingressar na instituição, o aluno terá acesso a um ensino de qualidade, com quase totalidade dos docentes dedicados exclusivamente às atividades de ensino, pesquisa e extensão. Além das aulas, os alunos contam com apoio nos contraturnos, onde esses professores oferecem acompanhamento individualizado.
O IFPR também dispõe de uma equipe multidisciplinar, a SEPAE (Seção Pedagógica e de Assuntos Estudantis), que atende a diversas necessidades específicas de cada estudante.
“A tendência é que ele [o aluno] realmente saia da nossa instituição buscando novas formações ou até retornando para continuar os estudos ali na verticalização. Então, é isso que a gente pensa como qualidade da nossa instituição”, destaca Almeida.
Inserção ao mercado de trabalho
O IFPR-Londrina também está cadastrado no programa Menor aprendiz, permitindo que estudantes do ensino médio possam ingressar no mercado de trabalho de Londrina e região desde o início dos estudos. “Temos várias formas de pensar a inserção desses estudantes no mercado durante o processo. Temos estágios, empresas, que vem buscando a instituição para poder garantir esses estudantes no mercado de trabalho”, afirma Almeida.
Como se inscrever
As inscrições para o processo seletivo do IFPR devem ser realizadas no Portal do Candidato, disponível aqui. Para cadastro, o candidato deve utilizar a conta gov.br. Caso o candidato não possua, será necessário seguir as orientações do tutorial indicado no edital. O procedimento de inscrição inclui responder a um questionário, confirmar as ações afirmativas (cotas), preencher os dados solicitados, informar as médias de Língua Portuguesa e Matemática referentes ao 7º e 8º anos do ensino fundamental, enviar o comprovante oficial de notas e, por fim, confirmar a inscrição.
Para quem vai se inscrever nos cursos de graduação, o processo inicial é o mesmo, porém, será necessário informar as notas obtidas em cada uma das provas do Enem já realizadas, incluindo Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática, Linguagens e Redação. Também será preciso fazer o upload do Boletim Individual de Desempenho do Enem e confirmar a inscrição.
O edital com mais detalhes sobre as datas, inscrição, isenção de taxas, matrículas e todas as informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no site oficial do IFPR. Acompanhe aqui.
Matéria da estagiária Fernanda Soares sob supervisão.