Acontece nesta terça-feira (3), às 15h, o webinário “Articulação das CISTT em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”, uma iniciativa promovida pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (DIESAT) e a Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador (CGSAT), além do apoio de conselhos e entidades sindicais.
O evento, que será transmitido ao vivo pelos canais do YouTube DIESAT e CNS, reúne especialistas para discutir a importância das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT) e o papel das políticas públicas na promoção da saúde no ambiente de trabalho.
Participarão do debate Fernando Pigatto, presidente do CNS; Priscila Bueno, representante nacional em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS); Luís Leão, coordenador-geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador; Edison Flores, presidente do DIESAT; Eduardo Bonfim, coordenador técnico do DIESAT; e os coordenadores(as) da CISTT Nacional.
Também será discutido o problema do subinvestimento na saúde do trabalhador no Paraná. Em 2023, a Secretaria Estadual de Saúde (SESA) ) deixou de aplicar cerca R$ 3 milhões em recursos destinados à prevenção e cuidado com a saúde do trabalhador, conforme publicado pelo Portal Verdade. Esse déficit é agravado pelo sucateamento dos Centros de Saúde do Trabalhador no estado, que funcionam com menos da metade dos funcionários necessários.
O webinário visa mobilizar mais pessoas e instituições para fortalecer a rede de atenção à saúde dos trabalhadores em todo o país.
Matéria da estagiária Joyce Keli dos Santos sob supervisão.