À tarde, representantes do governo federal visitam cozinha comunitária do projeto Wal Dias, na zona Norte de Londrina
Na próxima segunda-feira (9), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a Cooperativa Central da Reforma Agrária do Paraná e a Cooperativa de Comercialização e Reforma Agrária União Camponesa (COPRAN) promovem “Ato político da Reforma Agrária Popular para desenvolvimento das Cadeias Produtivas e Soberania Alimentar”. O evento ocorre a partir das 9h no Assentamento Dorcelina Folador, localizado em Arapongas, região metropolitana de Londrina.
A atividade conta com a participação de Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.
Também compõem a comitiva Tereza Campello, diretora do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Cesar Aldrighi, presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Edegar Pretto, presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e diretores do Banco do Brasil.
No período da manhã, as lideranças visitam uma unidade de produção familiar do Assentamento Dorcelina Folador e à agroindústria de leite e derivados – COPRAN. Na sequência, às 11h45 inicia o ato e assembleia com a presença de famílias assentadas, acampadas e as autoridades.
José Damasceno de Oliveira, integrante do MST, explica que a ação será importante para que os representantes conheçam mais de perto a experiência da reforma agrária.
“A importância do contato do governo Lula com um assentamento que tem um certo desenvolvimento social, cultural, ambiental e econômico com este elemento fundamental da produção de alimento e também com agroindústria de derivados do leite. Os ministros vão ver a realidade dos assentamentos que mostra que a reforma agrária pode dar certo, gerar emprego e contribuir com a soberania alimentar”, pontua.
Ainda, de acordo com a liderança, os ministros devem assinar termo de compromisso com prefeitos de municípios do norte do Paraná, incluindo Londrina, para o desenvolvimento de programas. A expectativa é que ações que fortaleçam a agricultura familiar sejam ampliadas na região.
Prosseguindo com a programação, às 13h, ocorre almoço comunitário. À tarde, está agendada visita ao Projeto Wal Dias, cozinha comunitária Amigas do São Jorge, na zona Norte de Londrina.
Franciele Rodrigues
Jornalista e cientista social. Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem desenvolvido pesquisas sobre gênero, religião e pensamento decolonial. É uma das criadoras do "O que elas pensam?", um podcast sobre política na perspectiva de mulheres.