Lojas passam a funcionar até as 22h a partir do dia 5 de dezembro. Lojistas e empregados também chegaram a um acordo para liberação nos dias dos jogos do Brasil na Copa do Mundo.
As lojas do comércio de rua vão passar a funcionar das 8h às 22h, de segunda a sexta-feira, a partir do dia 5 de dezembro. A data marca o início do horário especial de final de ano dos estabelecimentos. Já aos sábados, nos dias 10 e 17, os locais vão funcionar das 9h às 20h, e nos dias 24 e 31, vésperas de Natal e Ano Novo, respectivamente, o horário de funcionamento vai ser das 9h às 17h. O expediente diferenciado foi acordado entre patrões e empregados na sexta-feira (18). Quem explica à CBN é o presidente do Sincoval, que representa os lojistas, Ovhanes Gava.
De acordo Gava, o horário diferenciado pode fazer com que os comerciantes incrementem as vendas em até 12%.
Ele lembrou que patrões e empregados também chegaram a um acordo para os dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo. Neste caso, haverá duas regras: quando a partida começar antes das 16h, os funcionários serão liberados até uma hora antes do jogo e vão voltar ao trabalho uma hora depois. Já quando a partida for realizada depois das 16h, os empregados serão liberados uma hora antes e vão voltar 1h30 depois. A meia-hora a mais, segundo Gava, diz respeito ao horário da janta dos funcionários. Eles aceitaram ter apenas metade do tempo previsto em lei. Os outros 30 minutos vão para o banco de horas, conforme destacou o presidente do Sincoval.
Fonte: Redação CBN Londrina