Sincoval emitiu uma nota reforçando que a festividade não é considerada feriado, aqui na cidade.
Com a proximidade do Carnaval, o Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval) publicou uma nota em que reforça que as lojas podem abrir durante os dias de festividade. O informe foi divulgado na última quarta-feira (9).
A publicação, disponível no site da entidade, diz que decisões judiciais favoráveis permitiram que o funcionamento do comércio ao longo do período do Carnaval fosse possível. Ovhanes Gava, presidente do sindicato, diz que essas discussões levaram cerca de nove anos. Agora, este debate já está pacificado.
Ele explica que a festividade não é considerada feriado pelo Município, já que não se trata de uma data de natureza religiosa ou cívica.
Segundo Gava, o comércio passou a funcionar durante o Carnaval no ano de 2021. Mas, na edição seguinte da festividade, em 2022, a greve do transporte coletivo e as fortes chuvas que atingiram a cidade acabaram prejudicando as atividades.
Agora, para 2023, o presidente do Sincoval diz que espera que as lojas possam abrir novamente para atender aos londrinenses que estarão de folga no decorrer dos dias de festa.
Ovhanes Gava lembra que, por não ser considerado um feriado, o funcionamento das lojas ao longo dos dias de Carnaval não implica em pagamento de hora extra ou compensação dos dias trabalhados para os funcionários.
O Carnaval 2023 está marcado para os dias 20 e 21 de fevereiro. De acordo com o presidente do Sincoval, neste ano, as lojas de shopping centers da cidade também poderão funcionar normalmente durante o período de festividades.
Fonte: Redação CBN Londrina