Realizar mutirão de cirurgias odontológicas de tratamento de canal para reduzir a fila de espera e melhorar as condições de vida de paranaenses que sofrem com a dor decorrente do problema dentário, além de correrem o risco de infecções e outras complicações mais graves. A proposta da Comissão de Saúde Pública da Assembleia Legislativa, presidida pelo médico e deputado estadual Tercilio Turini, é levar com urgência o atendimento de endodontia a pacientes nas 22 Regionais de Saúde do estado. A solicitação foi entregue pessoalmente ao diretor geral da Secretaria de Saúde do Paraná, César Neves, hoje (dia 17) de manhã.
O documento encaminhado ao secretário Beto Preto informa que a Comissão de Saúde recebeu reclamações sobre a demora nos procedimentos de canal, que deixa pacientes por anos à espera da cirurgia. “É uma situação preocupante, a pessoa sente uma dor insuportável e precisa do uso contínuo de medicamentos. O quadro vai se agravando e, na maioria das vezes, a única alternativa é extrair o dente. Uma situação que pode ser evitada. Por isso, sugerimos esse mutirão”, diz Tercilio Turini, com apoio das deputadas Márcia Huçulak, Mabel Canto e dos deputados Luiz Corti, Marcio Pacheco, Arilson Chiorato e Delegado Jacovós, todos membros da Comissão de Saúde Pública.
Os parlamentares pedem ainda informações à Secretaria de Saúde sobre quantas cirurgias odontológicas para tratamento de canal (endodontia) foram realizadas no Paraná em 2022 e 2023 pelo SUS e qual o tempo estimado de espera do paciente para realização do procedimento. Os dados devem ser especificados em cada uma das 22 Regionais de Saúde. O documento aponta que o atendimento está nas atribuições dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e alerta: o problema de canal dentário provoca processo inflamatório e/ou infeccioso e, se não tratado, pode levar a consequências graves como edema, cistos intraósseos, reabsorção óssea e comprometimento de outros órgãos do corpo.
Fonte: Assessoria Parlamentar