Evento realizado no último sábado (30) contou com a participação de 52 inscritos, que selecionaram 10 propostas em cinco eixos e elegeram delegados
No último sábado (30), Londrina realizou a 2ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, etapa municipal da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA). O evento teve como objetivo incentivar a ampla participação da população na construção de propostas para enfrentar os desafios climáticos e eleger delegados para representar o município na etapa estadual, que acontecerá em março de 2025.
Realizada na sede do Sinduscon, a conferência contou com a participação de representantes da sociedade civil, setor privado, poder público e também estudantes de universidades locais. Ao todo, estiveram presentes 43 inscritos e nove integrantes da Comissão Organizadora da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), totalizando 52 participantes.
Na parte da manhã, após a abertura e explanação dos objetivos da Conferência, foi realizada a palestra “Mudanças Climáticas e Gestão Urbana”, ministrada pelo engenheiro civil e professor associado no Centro de Tecnologia e Urbanismo da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Fernando Fernandes.
Após a palestra, foram formados cinco grupos de trabalho para discutir e elaborar propostas contra os efeitos causadores da emergência climática nos seguintes eixos: mitigação; adaptação e preparação para desastres; justiça climática; transformação ecológica; e governança e educação ambiental.
Na parte da tarde, as 19 propostas elaboradas pelos grupos foram apresentadas aos participantes, que individualmente elegeram as 10 que consideraram prioritárias, sendo duas de cada eixo. Essas propostas serão enviadas à Comissão Organizadora da Conferência Estadual, etapa que antecede a 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente.
Na sequência, os candidatos inscritos a delegados dos três segmentos participantes do evento – sociedade civil, setor privado e poder público –, apresentaram-se e defenderam suas candidaturas. Dos 11 inscritos, foram eleitas três titulares e duas suplentes:
– Sociedade Civil: Izabella Yumi Mori (titular) e Sonia Maria Nobre Gimenez (suplente)
– Setor Privado: Marcia Regina Lopez Arantes (titular)
– Poder Público: Patrícia de Oliveira Rosa da Silva (titular) e Mariza Cleonice Pissinati (suplente).
O presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Londrina (Consemma), Danilo Tragino, avaliou o evento como extremamente produtivo, reunindo personalidades, ativistas e pessoas interessadas no meio ambiente de Londrina.
“Destaco, como mais importante, uma tentativa de aproximar a comunidade das questões ambientais, inclusive promover a justiça ambiental por meio dessa democratização, de fato, desse espaço de discussão acerca das questões ambientais, não apenas relacionado à questão do clima, mas também relacionados à questão da sustentabilidade. Acredito que precisamos envolver comunidades, bairros, periferias, porque é preciso entender qual é o real anseio da população, tentar descentralizar as discussões relacionadas ao meio ambiente e, a partir dessa descentralização, tentar uma unidade para que, enfim, as questões relacionadas ao meio ambiente tenham, de fato, uma atenção maior à população”, detalhou.
A etapa estadual da conferência está programada para 10 e 11 de março, e a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente será realizada de 6 a 9 de maio de 2025.
Fonte: NCom