Órgão busca novos conselheiros para compor a gestão, ocupando as vacâncias existentes; há 10 vagas disponíveis para cinco segmentos
Com o intuito de preencher vagas em aberto do quadro de integrantes da atual gestão (2022-2026), e fortalecer o corpo de colaboradores, o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM) realizará sua 3ª eleição complementar. As inscrições, abertas na última terça-feira (14), poderão ser feitas até o dia 6 de junho (mais detalhes abaixo). E o processo eleitoral irá ocorrer em evento realizado no dia 18 de junho, às 8h30, no auditório da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), localizado na rua Assunção, 189, sala 6.
Diferentes segmentos da sociedade civil estão convocados para participar, indicando seus representantes. No total, o CMDM está atualmente com 10 vagas disponíveis para cinco segmentos, todos eles com posições inocupadas de titular e suplente.
Os candidatos poderão concorrer a vagas para representar o Movimento Estudantil (2); Organizações de povos ou comunidades indígenas (2); Movimento de Mulheres Lésbicas, Bissexuais, Transexuais ou Travestis (2); Organizações Comunitárias Femininas, Movimentos de Mulheres e Movimentos Feministas (2); e Organizações de Mulheres do Campo (2).
As vagas de titular e suplente poderão ser preenchidas pela mesma entidade ou, havendo concorrência, a entidade que obtiver o maior número de votos será nomeada como titular e a segunda colocada, como suplente.
Todos os detalhes sobre o processo eleitoral podem ser conferidos pelo Edital de Convocação nº 001/2024, disponível para acesso na página do CMDM, que fica no portal da Prefeitura de Londrina.
As entidades interessadas podem se inscrever presencialmente ou pela internet. É possível comparecer diretamente na sede do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, localizada na rua Valparaíso, s/n, Jardim Guanabara. Não é necessário contato prévio e o telefone para mais informações é o (43) 3378-0119. Os atendimentos na sede são feitos de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.
No formato on-line, a documentação exigida deve ser enviada ao endereço de e-mail cmdm.londrina@yahoo.com . Os documentos enviados serão conferidos e, se estiverem em conformidade com o Edital, será feita a confirmação de recebimento.
Para a presidenta do CMDM, Sueli Galhardi, a eleição complementar tem fundamental importância no sentido de fazer com que todas as representatividades propostas em lei sejam contempladas nos segmentos que compõem o Conselho. “O ideal é que tenhamos dentro do órgão todas os setores representados e a intenção é preencher as vagas para permitir que conselheiras de diferentes origens, e realidades diversas, tenham sua voz ativa nas deliberações sobre as políticas públicas para mulheres em Londrina. É muito relevante que elas venham trazer suas demandas, exercer seus direitos, mostrar suas visões e vivências, apontar possíveis soluções e ajudar a fortalecer as ações realizadas na cidade. Não temos condições de falar em nome de certos grupos femininos que sabem com propriedade o que enfrentam, então convidamos essas mulheres para compor o CMDM e colaborar para alcançarmos resultados efetivos”, destacou.
Antes da 3ª eleição complementar, outras duas etapas já haviam sido realizadas entre 2022 e 2023. Em sua composição máxima, o CMDM pode chegar a possuir 32 integrantes, sendo 16 do poder público e 16 da sociedade civil organizada, mais seus respectivos suplentes, ou seja, alcançando até 64 pessoas.
Prazos – As inscrições homologadas serão divulgadas no portal da Prefeitura, no site do CMDM, no dia 11 de junho. Pedidos de revisão de inscrições não homologadas poderão ser solicitados pelo e-mail cmdm.londrina@yahoo.com, nos dias 12 e 13 de junho de 2024.
Depois disso, o resultado de eventuais pedidos de revisão de inscrições será divulgado no dia 14 de junho de 2024, também no site do CMDM, não cabendo mais recurso.
Já a divulgação do resultado final das inscrições homologadas está prevista para o dia 14 de junho de 2024.
Fonte: Blog Londrina