Índice calculado mensalmente pela Fecomércio recuou 2,6% em maio; média nacional cresceu 1,3%
Pelo terceiro mês consecutivo, a Intenção de Consumo das Famílias do Paraná reduziu. Em maio, houve queda de 2,6% na comparação com o mês anterior. A ausência de perspectiva de consumo foi o fator que mais contribuiu para o resultado da sondagem mais recente.
O índice é calculado mensalmente pela Fecomércio Paraná e pela CNC, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.
No estado, a queda mais expressiva foi notada entre as famílias com menor rendimento. Segundo o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio Paraná, Rodrigo Schmidt, o índice paranaense foi na contramão da média nacional, que subiu 1,3% em maio:
Entre os sete fatores avaliados todos os meses, seis deles tiveram respostas negativas no Paraná. As perspectivas de Consumo e Profissional registraram as avaliações mais negativas, entre 7% e 8%:
No Paraná, o Índice de Consumo das Famílias (ICF) atingiu pouco mais de 95 pontos. Neste ranking da CNC e da Fecomércio Paraná, resultados abaixo de 100 pontos revelam um cenário de pessimismo.
No Brasil, o ICF de maio foi de quase 103 pontos.
Fonte: Band News