Estudos e professores de outros colégios também estão convidados a integrar ato
Estudantes secundaristas realizaram, na manhã desta quarta-feira (5), passeata contra a aprovação do projeto que prevê a terceirização de colégios estaduais no Paraná.
A mobilização, organizada pelo Grêmio Futuro em Ação do IEEL (Instituto de Educação Estadual de Londrina), parte da escola em direção ao NRE (Núcleo Regional de Educação) de Londrina.
A concentração ocorre a partir das 9h30, na frente do IEEL. A estimativa é que a caminhada saía às 10h.
De acordo com Giovana Aparecida Arruda da Silva, estudante do 2º ano do ensino médio e vice representante do Grêmio, a finalidade é demonstrar para o governador Ratinho Júnior (PSD), a insatisfação dos alunos com o programa “Parceiro da Escola” e com outras medidas adotadas pela SEED (Secretaria Estadual de Educação) como o emprego cada vez maior de plataformas e aplicativos em substituição às atividades em sala de aula.
“Plataformas digitais que não agregam em nada só atrapalham, promovendo a exclusão. Dinheiro público é destinado a empresas privadas que visam lucro, e não a educação. Não há garantia de que a educação será gratuita no futuro. Educação não é mercadoria”, pontua.
Alunos dos Grêmios Fênix e Maria Inez, vinculados, respectivamente, ao Colégio Estadual Padre Wistremundo Roberto Perez Garcia e Colégio Estadual Professor Newton Guimarães também irão participar. Além disso, discentes da UEL (Universidade Estadual de Londrina) irão somar junto aos secundaristas.
Estudantes e professores de outras escolas também estão convidados a acompanhar o cortejo e integrar a manifestação no Núcleo.
A expectativa é reunir o máximo de alunos e professores. A organização pede para que, se possível, os estudantes usem camisetas de seus respectivos colégios.
A ALEP (Assembleia Legislativa do Paraná) aprovou na tarde desta terça-feira (4), em segundo turno, por 38 votos a favor e 13 contra, projeto que terceiriza a gestão em 204 colégios estaduais, pouco mais de 10% da rede estadual de ensino.
Franciele Rodrigues
Jornalista e cientista social. Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem desenvolvido pesquisas sobre gênero, religião e pensamento decolonial. É uma das criadoras do "O que elas pensam?", um podcast sobre política na perspectiva de mulheres.