Os crimes contra crianças e adolescentes cresceram 68% nos últimos seis anos em Londrina, segundo dados do Nucria (Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes). Apenas em 2024, foram mais de 520 notificações entre janeiro e novembro.
Os crimes podem configurar desde uma violência física ou psicológica, que acontece dentro do âmbito familiar, até a exploração sexual ou prática de ato libidinoso contra menores de 14 anos.
Mesmo com o aumento, para a delegada, Kelly Brasil, o número não é preocupante, já que ele não representa um aumento nos crimes, mas sim nas denúncias e notificações, o que pode estar relacionado com o acesso à informação.
Entre os crimes cometidos contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes, podemos destacar o estupro de vulnerável, que caracteriza como qualquer ato como beijo ou passada de mão, independente do consentimento da vítima. A pena mínima para este crime é de oito anos de reclusão.
O Nucria investiga também crimes cometidos contra a honra dos menores, como a divulgação ou armazenamento de fotos e vídeos com conteúdo de exploração sexual infantil, ou ainda o favorecimento à prostituição.
A delegada alerta a população para que acione a Polícia Militar no momento em que o crime está sendo cometido, ou denuncie ao Conselho Tutelar e Polícia Civil, se tiver conhecimento de que alguma criança ou adolescente esteja sofrendo violência.
Fonte: Tarobá