Ministra ressaltou a relevância de revisitar e ampliar as capacidades estatais, aprendendo com os eventos históricos recentes
Durante o evento “States of the Future” (Estados do Futuro), coordenado pelo Ministério brasileiro da Gestão e Inovação nos Serviços Públicos (MGI) no Rio de Janeiro, a ministra Esther Dweck apontou as crises de 2008 e a pandemia de covid-19 como momentos críticos que demonstraram a necessidade de um papel fortalecido do Estado. O encontro faz parte da programação do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento do G20, com atividades que ocorrem até sexta-feira (26), reunindo especialistas internacionais, representantes governamentais, sociedade civil, academia e setor privado.
Esther Dweck ressaltou a relevância de revisitar e ampliar as capacidades estatais, aprendendo com os eventos históricos recentes. A ministra mencionou que o consenso sobre a importância do Estado em superar desafios contemporâneos está em crescimento, destacando a importância da proteção social e da governança global nas discussões do G20. O evento também abordará o papel das tecnologias emergentes e a inteligência artificial no desenvolvimento social global, conforme apontado no relatório Signals Spotlight 2024 do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Na mesma linha, José Graziano da Silva, diretor do Instituto Fome Zero, falou sobre o combate à fome como uma prioridade política que pode levar à erradicação da fome até 2030. Ele destacou a relevância de políticas governamentais eficazes e a necessidade de uma maior cooperação internacional, exemplificando com a criação da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que será endossada pelos países-membros do G20.
Fonte: Brasil 247