Expectativa é que o número aumente após publicação do resultado do Enem
A educação é um direito de todos. Este é o lema que motiva o trabalho realizado pelo cursinho pré-vestibular gratuito PPU (Passo a Passo para a Universidade).
Neste ano, a iniciativa, que atende estudantes de camadas historicamente marginalizadas, comemora a aprovação de 21 alunos no vestibular da UEL (Universidade Estadual de Londrina) em primeira chamada. O resultado foi divulgado na última sexta-feira (10).
O cursinho, que surgiu em 2020 pertence ao CJV (Centro Juvenil Vocacional), no jardim Shangri-la, e é mantido pela Congregação dos Oblatos de São José, vinculada à igreja Católica, e por doações da comunidade.
Desde então, a taxa de aprovação em universidades públicas e privadas – seja por meio de vestibulares ou Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) – não fica abaixo de 70%.
Segundo Bruno Garcia, coordenador pedagógico do PPU, diretor da APP-Sindicato (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná) Núcleo Londrina, o público-alvo são jovens, mulheres, populações negra e indígenas, comunidade LGBTQIA+, assentados, entre outros grupos economicamente vulneráveis.
“O objetivo do PPU é oportunizar aos estudantes do 3º ano do ensino médio de escolas públicas ou jovens até 32 anos um cursinho totalmente gratuito com uma pedagogia crítica e social”, diz.
Ainda, Bruno pontua que a equipe é formada por diretor-geral, coordenação pedagógica, professores e demais voluntários. Ao todo, são 24 profissionais envolvidos. Além das aulas de História, Geografia, Gramática, Redação, Literatura, Sociologia, Filosofia, Física, Química, Matemática, Inglês, Arte e Biologia, que ocorrem de segunda a sexta-feira, das 18h55 às 21h55, os alunos têm acesso a merenda distribuída gratuitamente, biblioteca e suporte psicológico, este último oportunizado por uma parceria firmada entre a UEL e a PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná).
A expectativa é que o número de aprovados aumente ainda mais, já que ainda falta sair o resultado do Enem 2025.
Novo processo seletivo
As inscrições para o novo ano letivo estão abertas. Serão disponibilizadas 45 vagas para 2025. Quem desejar participar deve preencher formulário disponível aqui até a próxima sexta-feira (17). O resultado da seleção será divulgado pelo Instagram do CJV (@cjvosj) no dia 20, e as matrículas deverão ser realizadas entre 23 e 24 de janeiro, com o início das aulas em 3 de fevereiro.
“O cursinho PPU transforma vidas, não somente pelas aprovações em vestibulares, mas também no aspecto social e cultural. O estudante e o voluntário que participa deste projeto, com certeza traz um novo significado para sua vida”, assinala Bruno.
Franciele Rodrigues
Jornalista e cientista social. Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem desenvolvido pesquisas sobre gênero, religião e pensamento decolonial. É uma das criadoras do "O que elas pensam?", um podcast sobre política na perspectiva de mulheres.