Nesta terça-feira (5), a partir das 19h, acontece a “Oficina de Instagram para o 8 de Março”. A atividade, organizada pela Secretaria da Mulher Trabalhadora a partir das brigadas digitais da CUT (Central Única dos Trabalhadores) nacional, conta com mediação de Barbara Bezerra, dirigente sindical da FUP (Federação Única dos Petroleiros) e do SindipetroNF (Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense).
As brigadas digitais da CUT foram criadas em 2018 com o objetivo de aprimorar a comunicação da entidade com milhares de dirigentes, militantes e assessores que fazem parte das entidades filiadas. Tais frentes são formadas por voluntários que se cadastraram para receber todos os materiais produzidos pelo setor de comunicação da CUT, contribuindo, assim, para a divulgação das ações desenvolvidas em prol dos trabalhadores.
Sob o slogan “formar, organizar e comunicar”, a oficina tem como principal finalidade orientar as brigadas para mobilização durante os atos de 8 de março, Dia Internacional da Mulher, ou seja, visa melhorar a comunicação e engajar cada vez mais as mulheres e toda a sociedade para a busca da igualdade de gênero, conforme explica Márcia Aparecida de Oliveira, representante da direção estadual da CUT Paraná e da APP-Sindicato (Sindicato dos Professores e Funcionários de Escola do Paraná).
“Dar suporte e melhorar a intervenção nas redes sociais, neste caso o Instagram para que se integrem, mobilizem e repercutam as atividades do 8 de março, furando as bolhas e dando visibilidade às pautas que afetam as mulheres. Com o tema ‘Mulheres em defesa da democracia, pela igualdade salarial e contra todos os tipos de violência’, o 8 de março é a oportunidade de trazer esse temas e avançar nas pautas que afetam a vida das mulheres trabalhadoras”, diz.
Ainda, de acordo com a liderança, o público-alvo são brigadistas, mas mulheres, de maneira geral, que participam de movimentos sociais e feministas também podem acompanhar a capacitação. Para participar é necessário se inscrever previamente através de formulário disponível aqui.
Os inscritos vão receber no e-mail informado no cadastro, o link de acesso à Plataforma Zoom bem como demais orientações sobre a atividade. Não há custo e a oficina tem duração prevista de 2 horas.
Franciele Rodrigues
Jornalista e cientista social. Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem desenvolvido pesquisas sobre gênero, religião e pensamento decolonial. É uma das criadoras do "O que elas pensam?", um podcast sobre política na perspectiva de mulheres.