Os números de mortes no trânsito são estarrecedores. Os dados sobre violência no trânsito, no mundo, no Brasil e no Paraná são inaceitáveis.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que o trânsito mata 1,35 milhão de pessoas por ano no mundo. E o Brasil é o quarto país com maior número de sinistros de trânsito no mundo. São, em média, 35 mil mortes por ano no Brasil. No Paraná, em 2020, foram 1.574 mortes no trânsito.
Por isso, defendemos conceito “Morte Zero no Trânsito”, que vem do Inglês ‘zero vision’, e foi adotado na Suécia em 1997. A Visão Zero é um sistema seguro de mobilidade baseado na premissa que nenhuma morte prematura é aceitável, entendendo que a vida humana é a principal prioridade.
E neste “Maio Amarelo”, que tem como tema “Juntos Salvamos Vidas”, protocolamos na Assembleia Legislativa do Paraná, com o apoio de outros oito deputados, o PL 86/2022, que dispõe sobre a Visão Zero no planejamento viário do Paraná. Confira a íntegra do PL aqui. ( http://portal.assembleia.pr.leg.br/index.php/pesquisa-legislativa/proposicao?idProposicao=105249 )
Assim pretendemos colaborar para conscientizar sobre esse grave problema e trabalhar para a atingir o objetivo final de erradicar as mortes e lesões graves no trânsito.
Utopia? A Suécia já comprovou que é possível. E nós vamos trilhar esse mesmo caminho com o apoio da sociedade e do poder público.
Foto: Lucila Guimarães/SMCS