71% dos paranaenses pretendem ir às compras de última hora
Com base em dados de emprego, queda de juros e inflação, o nível de consumo deve ser maior neste Dia das Mães, em comparação com 2023. Esta é a projeção da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná. Uma pesquisa feita pelo órgão aponta que 71% da população do estado pretende presentear neste domingo (12), um aumento em relação aos 63,7% de 2023.
De acordo com Rodrigo Schmidt, coordenador de desenvolvimento empresarial da Fecomércio PR, os perfumes e os cosméticos são os itens mais desejados pelos compradores, com 26% de preferência. Na sequência, aparecem as roupas, as bolsas e os calçados, com 24%, eletrodomésticos e objetos de decoração, com 9,8%.
Outras opções populares incluem dar o valor do presente em dinheiro com 12,4%, seguido de joias, bijuterias e acessórios 9,4% e flores, com 6,7%.
A inflação de perfumes foi de 3,8%. Já para os artigos de maquiagem, houve a deflação de 2,26%. Já as roupas tiveram alta de 3,11%.
Segundo a Fecomércio PR, a opção de compra pela internet cresceu significativamente esse ano, superando pela primeira vez o comércio de rua como opção preferencial de local de compra.
Com relação à forma de pagamento, a intenção de pagar à vista é dominante, sendo que também é o primeiro ano em que o Pix aparece como meio preferencial de pagamento nessa data comemorativa. A qualidade do produto é o motivo que mais influência a decisão de compra, seguido pelo atendimento do vendedor e promoções.
O Dia das Mães, é a segunda data mais importante do calendário varejista. À frente dela, apenas o Natal movimenta mais as vendas, especialmente de presentes.
Fonte: CBN Londrina