Debate acontece no Centro Juvenil Vocacional Josefino Marelliano
Conscientizar as juventudes sobre saúde mental é o objetivo da roda de conversa que ocorre neste sábado (11), no Centro Juvenil Vocacional Josefino Marelliano, das 9h às 17h. O convite parte dos alunos do curso de psicologia da Universidade Estadual de Londrina, em parceria com profissionais especializados na área.
A escolha do tema foi pensada considerando que maio é o mês que abriga o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado no dia 18. A Luta Antimanicomial representa uma batalha contínua pela saúde, liberdade e dignidade das pessoas que sofrem com transtornos mentais. É uma luta pela inclusão, pela humanização do tratamento e contra qualquer forma de discriminação.
As atividades propostas visam não apenas informar, mas também acolher e aprender juntos. Temas como saúde mental e luta antimanicomial, estratégias de manejo da ansiedade e a relação entre saúde mental e permanência universitária serão abordados, refletindo as necessidades e interesses dos jovens.
“Nós entendemos que a juventude é um período de transições, de responsabilidades… no contexto de cursinho pré-vestibular, um tempo de sobrecarga muitas vezes. Acreditamos que falar sobre saúde mental com esse público, discutir formas de manejar a ansiedade, as próprias dificuldades da vida acadêmica, bem como o que é valoroso para cada um particularmente, é também uma forma de promovermos saúde”, diz a organização.
Para a equipe do evento, ao aumentar a conscientização sobre questões como ansiedade, depressão e autocuidado, os jovens podem desenvolver uma maior compreensão de suas próprias emoções e aprender a buscar ajuda quando necessário.
O encontro é aberto a comunidade, sendo necessário preencher o formulário de inscrição (aqui). A entrada é gratuita.
Serviço
Roda de conversa: Conscientização sobre a saúde mental – diálogo sobre saúde com a juventude
Dia: 11/05
Horário: 9h às 17h
Local: Centro Juvenil Vocacional Josefino Marelliano (Rua Darcírio Egger, 568 Shangri-lá B).
Matéria da estagiária Joyce Keli dos Santos sob supervisão.