Os primeiros 14 quilômetros da rodovia, a partir de Mauá da Serra, estão liberados em ambas as pistas com tráfego normal
Com mais de metade da nova pista liberada, a duplicação da PR-445 entre Mauá da Serra, no Vale do Ivaí, e Lerroville, distrito de Londrina, na região Norte, passou dos 74,78% de execução. Já foram investidos R$ 110.708.608,32, de acordo com a medição mais recente, de julho. A administração da obra e fiscalização dos serviços é do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).
A obra prevê também a implantação de retornos em nível, passa faunas, sistema de drenagem de águas, nova sinalização horizontal e vertical e instalação de dispositivos de segurança viária. De acordo com o prefeito de Mauá da Serra, Hermes Wicthoff, uma obra que deve agregar e muito no desenvolvimento da cidade.
A previsão é de concluir a duplicação até o final do ano, mas condições climáticas adversas podem prolongar a execução dos serviços. O valor total da obra é de R$ 148.032.561,17. Uma nova etapa está prestes a ser anunciada pelo governo e promete melhorar ainda mais o trecho envolvendo as regiões de Lerroville e Guaravera.
Os primeiros 14 quilômetros da rodovia, a partir de Mauá da Serra, estão liberados em ambas as pistas, com tráfego normal. A obra tem extensão total de 27,07 km, com pavimentação da pista nova em andamento nos demais quilômetros, onde os veículos permanecem transitando somente na pista existente.
As exceções ficam nas implantações das pontes novas sobre o Rio Apucaraninha e o Rio Santa Cruz, em substituição às estruturas antigas, onde o tráfego está circulando sobre as pontes novas da pista duplicada; na rotatória de acesso para Tamarana, devido à implantação de um novo viaduto no local, em andamento; e no trecho entre o km 21,6 e o km 23, com tráfego desviado para a pista nova devido a uma correção de geometria em execução na pista antiga.
Sendo assim, novos desvios serão implementados nos próximos meses, retirando os veículos da pista antiga para fazer a recuperação do pavimento existente.
Fonte: CBN Londrina