A Educação do Município, por meio da EJA – fase I, está oferecendo às pessoas com 15 anos ou mais a oportunidade de aprender a ler, escrever e concluir o Ensino Fundamental I – 1º ao 5º ano
A Secretaria de Educação de Londrina vai promover, entre o dia 26 de agosto e 3 de setembro, uma Chamada Pública na qual profissionais da educação e membros das comunidades sairão às ruas e bairros, instituições e comércios, em uma grande mobilização para convidar todas as pessoas que ainda não concluíram os anos iniciais do 1º ao 5º ano a retomarem seus estudos, por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Segundo a coordenadora da EJA, Dilceia Cardoso de Lima, a Educação do Município, por meio da EJA – fase I, está oferecendo às pessoas com 15 anos ou mais a oportunidade de aprender a ler, escrever e concluir o Ensino Fundamental I – 1º ao 5º ano. Para isso, os interessados devem se dirigir à escola municipal mais próxima de sua residência, apresentar RG, CPF e um comprovante de residência.
Após a matrícula, o estudante será encaminhado para a turma adequada ao seu nível de conhecimento, o que lhe dará condições de aprender todos os conteúdos essenciais para sua alfabetização e evolução nos níveis escolares. O município possui 36 unidades escolares que ofertam a Educação de Jovens e Adultos, com estrutura física, equipamentos, recursos didáticos e digitais. Conta também com cerca de 108 profissionais com formação específica e contínua para atuação direta com a EJA. Oferece alimentação para os estudantes e todo material pedagógico necessário para realização de suas atividades escolares diárias.
São 1.000 horas de curso (divididas entre alfabetização e pós-alfabetização), que devem ser completadas em, no mínimo, três anos. Os estudantes aprendem matemática, língua portuguesa, geografia e história, ciência, e conhecimentos sobre cultura, entre outros assuntos. Todo o processo de ensino e aprendizagem da EJA leva em consideração a vivência do aluno, adequando a forma de ensinar às características, interesses, condições de vida e de trabalho dos estudantes. Ao todo, são três horas diárias de aulas, que podem ser ministradas à noite ou de manhã e à tarde. Com informações do N.Com.
Fonte: Redação Paiquerê FM News