Trabalhadoras e trabalhadores da saúde de todo o estado se reuniram para tratar dos planos de luta e demais pautas da categoria para 2023
A primeira Assembleia Estadual da nova gestão do SindSaúde PR lotou o auditório do Clube dos Subtenentes no Centro Cívico em Curitiba. A presença de trabalhadoras e trabalhadores que vieram em caravanas de várias regiões do estado enfatizou a importância do encontro. Para o Sindicato, em um momento desafiador como o atual, tratar coletivamente do plano de lutas e demais pautas sindicais é fundamental.
A centralidade das discussões tratou da necessidade de mobilização em relação à data base. O primeiro passo é uma manifestação na abertura da Conferência Estadual da Saúde, que acontece nos dias 15, 16 e 17 de maio em Curitiba. O objetivo é conseguir agendar reuniões com o Secretário de Saúde.
Após o governo estadual anunciar reposição de 5,79% para agosto, trabalhadoras e trabalhadores, da ativa e aposentados, ficaram revoltados. Além da intransigência em não dialogar, Ratinho Junior trata o funcionalismo com descaso e não tem a sensibilidade de atender aos anseios dos trabalhadores da saúde.
Principalmente porque a data base é lei e sua aplicabilidade anual é em maio. Ou seja, o governo não cumpre a legislação, não conversa com a força de trabalho e mantém a defasagem salarial no serviço público. A desvalorização econômica nos salários já passa de 42%!
Vale ressaltar que, no início do ano, enquanto o SindSaúde iniciava a discussão da data base, o executivo estadual vazou uma minuta que propõe profundas modificações no plano de carreira. Com uma proposta não oficial de nova tabela salarial, o sindicato viu nesta atitude uma forma de tentar confundir a categoria.
Durante a assembleia, também houve algumas modificações no Regimento Interno do SindSaúde. O 9º Congresso do SindSaúde ficou definido para março de 2024, com eleição da Comissão Organizadora. Também foi eleita a Comissão dos Aposentados. Outro item deliberado foi a recomposição da DER de Maringá.
Houve uma interessante discussão sobre a incorporação das trabalhadoras e trabalhadores da FUNEAS à base do sindicato, tema que, segundo os servidores presentes, necessita ser mais bem discutido pela categoria na próxima assembleia.
Fonte: SindSaúde PR