Evento reuniu aproximadamente 400 professores de Londrina e região
Na tarde desta terça-feira (11), no Anfiteatro Cyro Grossi, localizado no CCB (Centro de Ciências Biológicas da UEL (Universidade Estadual de Londrina) ocorreu o seminário: “Sustentabilidade na Prática Pedagógica: o cuidado de si, do outro e do planeta”. A atividade integra o ciclo “Governança Participativa para a Sustentabilidade” desenvolvido pela Itaipu Binacional e o PTI (Parque Tecnológico Itaipu).
No ano passado, a hidrelétrica, situada no Rio Paraná – na fronteira entre o Brasil e o Paraguai – lançou o programa “Itaipu mais que Energia”. A iniciativa, além de marcar o cinquentenário da instituição, fundada em 1970, visa reforçar o compromisso da empresa com a sustentabilidade.
A medida engloba projetos sociambientais focalizados em temáticas como educação ambiental, desenvolvimento rural sustentável e gestão por bacias hidrográficas.
Com o “Itaipu Mais que Energia”, a expectativa é que a organização ofereça uma contribuição à implementação dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), que compõe a Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas).
A educação foi a área escolhida como participante da primeira ação da iniciativa por ser o principal instrumento para a formação de pessoas que sejam capazes de reconhecer valores, assimilar conceitos e desenvolver competências voltadas à preservação.
“Os professores foram escolhidos para esta ação por sua vocação de cuidadores e pelo importante papel da educação na construção de uma sociedade mais sustentável. A temática da sustentabilidade é uma urgência na atualidade e a educação ambiental reflete no pensar e agir das pessoas”, pontua Natalino Bastos dos Santos, assessor da Diretoria de Coordenação da Itaipu Binacional.
Juntamente aos seminários voltados a professores, o convênio da Itaipu e do PTI prevê oficinas, apresentações culturais, capacitações de merendeiras, entre outras atividades para incentivar a participação social.
Além de lideranças da hidrelétrica e da Secretaria Municipal de Educação de Londrina, o evento contou com a participação do escritor e jornalista gaúcho, Fabrício Carpinejar. Ele provocou o público, que lotou o espaço, com inquietações sobre a importância da preservação do planeta, prática que, em primeira instância, demanda uma postura de autocuidado bem como atenção as relações pessoais no cotidiano.
A jornalista do Portal Verdade, Franciele Rodrigues, acompanhou o evento e conversou com o poeta que possui mais de 50 livros publicados. Na entrevista concedida com exclusividade, Carpinejar comenta sobre as relações entre a crescente precarização do trabalho e a devastação ambiental, a tragédia anunciada que assola seu estado de origem, Rio Grande do Sul, racismo ambiental, desmantelamento das legislações ambientais.
Ainda, inspirado por Paulo Freire, o colunista defende uma ‘educação amorosa’ para a conservação da nossa casa, que como alertado pela ativista sueca Greta Thunberg, está “em chamas”.
Atualmente, a Itaipu abrange os 399 municípios do Paraná e outros 35 do Mato Grosso do Sul. O encontro em Londrina foi o 5° seminário de um total de 12, que devem ocorrem em cidades dos dois estados.
Confira entrevista na íntegra:
Franciele Rodrigues
Jornalista e cientista social. Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem desenvolvido pesquisas sobre gênero, religião e pensamento decolonial. É uma das criadoras do "O que elas pensam?", um podcast sobre política na perspectiva de mulheres.