Evento acontece entre os dias 10 e 14 deste mês
Neste mês, Londrina se prepara para receber o Festival Quizomba de Culturas Tradicionais, um evento dedicado à valorização das culturas e tradições brasileiras. Com a primeira de três edições programadas para ocorrer de 10 a 14 de abril, o Festival conta com uma programação vasta de atividades que destacam o mês dos povos originários, celebrando expressões culturais enraizadas na história do país.
Uma das principais finalidades do Festival Quizomba é contribuir para a construção de uma sociedade antirracista e inclusiva. Como ressalta Luiza Braga, produtora cultural e integrante do Coletivo Quizomba: “Não estamos apenas abordando os povos originários de forma superficial, mas sim destacando a representatividade de diferentes grupos, incluindo povos indígenas da região, de outros estados e de fora do país. São múltiplos conhecimentos, éticas e tradições que se entrelaçam nesse Quizomba”, diz.
Para Luiza, o Festival vai além de oferecer entretenimento; ele é um espaço de encontro e troca de experiências que visa contribuir efetivamente para a construção de uma sociedade mais justa e respeitosa com a diversidade humana. “Essa sempre foi a missão do Quizomba, desde o seu princípio: promover encontros significativos que contribuam para uma sociedade mais inclusiva e respeitosa”, destaca.
A parceria estabelecida para a realização do Festival é fruto de uma história de colaboração entre o Coletivo Quizomba e a Associação Alma Brasil. Luiza destaca a importância do apoio recebido da FUNART (Fundação Nacional das Artes) através de um edital de retomada cultural, reconhecendo o trabalho contínuo do Coletivo ao longo de seus 19 anos de existência.
“A trajetória do Festival Quizomba reflete sua capacidade de adaptação e renovação. Iniciando como um evento modesto na Usina Cultural, o Festival cresceu e se tornou um marco na cena cultural de Londrina, passando pela Vila Cultural Alma Brasil e expandindo-se para edições itinerantes pela cidade em 2019, todas financiadas pelo Estado e oferecendo entretenimento de qualidade de forma gratuita”, conclui Luiza.
Além deste primeiro encontro, está previsto para julho uma edição dedicada à Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Já em novembro, o Festival celebra o mês da Consciência Negra, além de comemorar o aniversário do evento.
Programação
- 10/04, Quarta-feira, 19h, Cine Ouro Verde (R. Maranhão, 85 – Centro, Londrina): Abertura e exibição do filme “Guarani – Terra sem Males”.
- 11/04, Quinta-feira, 19:30, Sala de Eventos do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) – UEL (Rodovia Celso Garcia Cid, Pr 445, Km 380): Roda de Conversa com o Coletivo Kokir sobre arte indígena.
- 12/04, Sexta-feira, 19:30, Vila Cultural Alma Brasil (R. Argentina, 693 – Vila Larsen 1): Oficina de Grafismo Kaingang – Marcas Ancestrais.
- 13/04, Sábado:
08:30, Loja Ciranda (R. Pref. Hugo Cabral, 656): Lançamento de livros do escritor Guarani Olivio Jekupé.
14:30, Vila Cultural Alma Brasil (R. Argentina, 693 – Vila Larsen 1): Continuidade da Oficina de Grafismo Kaingang.
- 14/04, Domingo, 15h às 22h, Gramado em frente à Vila Alma Brasil: Festa do Festival Quizomba de Culturas Tradicionais.
Saiba mais através do Instagram do Coletivo.
Matéria da estagiária Joyce Keli dos Santos sob supervisão