Atividades nas escolas, debates, panfletagens, adesivaços e paralisações municipais integram as atividades do 26 de abril
À luta! Dirigentes da APP começaram a quarta-feira (26) mobilizados(as) em defesa da revogação do Novo Ensino Médio e do pagamento do Piso Salarial Nacional do Magistério por estados e municípios.
Em Curitiba e Região Metropolitana, educadores(as) e estudantes visitaram dezenas de escolas no primeiro horário da manhã, distribuindo panfletos e mobilizando para a luta.
À tarde, teve panfletagem no Terminal Guadalupe e na Praça Rui Barbosa, no Centro de Curitiba. Em Araucária, professores(as) fizeram uma grande passeata em defesa do pagamento do Piso do Magistério.
No interior, dirigentes estaduais também realizaram panfletagem nas escolas. Além disso, educadores(as) e estudantes se mobilizaram no intervalo das aulas para fazer fotos com cartazes e faixas pela revogação do Novo Ensino Médio.
Em Pato Branco, professores(as) paralisaram as atividades para lutar pelo Piso. Em Paranavaí, foi realizado um ato pela revogação do NEM na Unespar, na noite de terça-feira (25). Em Amaporã, educadores(as) se manifestaram nas escolas em apoio aos colegas de outras cidades – a Prefeitura de Amaporã cumpre a lei e paga o Piso.
As mobilizações desse dia 26 foram convocadas pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE), como parte da 24ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública. Paralisações das atividades das escolas, panfletagens e adesivaços aconteceram em todos os 27 estados do país e no Distrito Federal.
Nesta quinta-feira (27), a mobilização no Paraná é pela valorização dos(as) funcionários(as) de escola, que não possuem um piso regulamentado e recebem os piores salários do funcionalismo estadual. Haverá debates nas escolas sobre a pauta salarial e a carreira dos(as) funcionários(as).
À tarde, o tema será discutido na live Funcionários(as) em Foco, às 17h, no Youtube e no Facebook da APP.
Dias de luta
A Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública é promovida pela CNTE anualmente desde 1999, para envolver a comunidade escolar e os(as) defensores(as) de uma escola pública de qualidade e acessível a todos(as).
Neste período, a APP promove uma série de atividades integrando a pauta e as lutas da categoria no Paraná aos temas nacionais, com atividades temáticas todos os dias.
Na sexta-feira (28) a mobilização é pela revogação do Programa de Escolas Cívico-Militares. No sábado (29), o tema é Paz nas Escolas, com a realização de atos regionais pelo fim de todas as formas de violência.
Fonte: APP-Sindicato