O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deve voltar a certificar estudantes maiores de 18 anos na conclusão do ensino médio a partir de 2025. O ministro da Educação, Camilo Santana, revelou a informação em coletiva de imprensa neste domingo (10).
“Outra recomendação que estamos colocando para o Inep fazer a avaliação – claro que ainda vamos validar isso com as redes – é o Enem voltar a certificar estudantes maiores de 18 anos na conclusão do ensino médio”, disse o ministro.
Segundo Santana, a ideia é manter o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) para quem está no ensino médio, mas também possibilitar que as pessoas tenham o certificado de conclusão por meio do Enem.
O ministro argumentou que o Enem tem mais locais de aplicação de prova do que o Encceja e que o estudante pode fazer a prova e já ter acesso à universidade, o que seria um facilitador.
O presidente do Inep, Manuel Palácios, disse que Enem e Encceja serão duas possibilidades de certificação em 2025 “para que não haja nenhum transtorno nessa transição”.
Fonte: CNN Brasil