Serão sete minicursos gratuitos e exclusivos, abordando temas como Leis Orçamentárias, LGPD, LAI, Lei de Responsabilidade Fiscal e Estatuto dos Servidores
Como forma de promover a qualificação e a capacitação dos servidores municipais da Prefeitura de Londrina, a Secretaria Municipal de Governo (SMG), por meio da Escola de Governo, promoverá sete minicursos gratuitos e exclusivos ao longo de todo o mês de março e início de abril. Para cada um dos minicursos, a Escola de Governo da Prefeitura de Londrina disponibilizou 300 vagas a serem preenchidas através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), conforme os cursos são liberados.
Segundo o secretário municipal de Governo, João Luiz Esteves, este trabalho da SMG com a Escola de Governo busca implementar uma nova forma de qualificar os servidores públicos municipais. “Estamos cuidando do aperfeiçoamento e da capacitação com mais carinho e atenção, ofertando cursos que são do interesse dos próprios agentes públicos. Nosso objetivo é valorizar cada vez mais os nossos servidores e, consequentemente, melhorar a qualidade dos serviços que são oferecidos à população, garantindo que eles tenham acesso a todos os mecanismos burocráticos e tenham a segurança para trabalhar, com o respaldo da lei. Por esse motivo, estamos investindo nessas qualificações, sabendo que este é o papel fundamental da SGM, que tornou a Escola de Governo de Londrina referência em todo o Brasil”, destacou.
Esteves também ressaltou que, diferente dos anos anteriores, todos os cursos que serão ofertados nesta série serão ministrados por servidores do próprio município. “Dentro da nossa própria estrutura temos inúmeros profissionais que são completamente capacitados para treinar outros servidores. A nossa intenção com esta série foi procurar esses servidores, que já possuem experiência no serviço público e que, às vezes, tem alguma outra qualificação profissional, como especializações, um curso stricto sensu, um mestrado ou um doutorado, para que eles próprios ofertem esses minicursos, otimizando os serviços e incentivando a capacitação, fazendo com que essa corrente seja ininterrupta”, salientou.
De acordo com a diretora educacional da Escola de Governo, Andrea Carvalho Beluce, a série foi pensada para suprir uma demanda dos próprios servidores. “Nosso objetivo principal na Escola de Governo é sempre proporcionar conhecimento e qualificação aos nossos servidores, fazendo com que a equipe esteja sempre atualizada ao máximo. E, para atender as solicitações de servidores que desejam se aprofundar mais nos assuntos do dia a dia, reunimos este time de profissionais altamente capacitados para ministrar essas palestras e minicursos, abertos para todos os servidores que tiverem interesse”, contou.
O primeiro dos sete minicursos será o de Leis Orçamentárias. A formação será ministrada pela diretora de Orçamento da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT), Darling Muffato, e será oferecida em três etapas, tendo como público principal os servidores que ocupam o cargo de Técnicos em Gestão Pública (TGP). A primeira etapa está marcada para o dia 14 de março, das 19h às 20h15, e as demais serão realizadas nos dias 17 e 21 de março, no mesmo horário.
No cronograma divulgado pela Escola de Governo no AVA, os demais minicursos oferecidos nesta série serão: Estatuto dos Servidores Públicos e PCCS, com Ronaldo Gusmão; Lei de Licitações (Procedimentos) e Lei Geral de Proteção de Dados, com Sérgio Veríssimo; Lei de Licitações (Contratos), com André Fustaino Costa; Aspectos Gerais da Lei de Responsabilidade Fiscal, com Marcelo Carocia; Política de Governança Pública e Compliance no âmbito da Administração Pública, com Liz Rodrigues; e Lei de Acesso à Informação, com Guilherme Bonatto.
Beluce explicou que, com exceção dos minicursos sobre o Estatuto dos Servidores Públicos e Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), que também serão ofertados presencialmente, todos os minicursos serão online e transmitidos ao vivo pelo Canal no YouTube da Escola de Governo, mas que para receber o certificado de participação é necessário se inscrever pelo AVA. “Todos os participantes que se inscreverem terão direito a um certificado de participação com a descrição da carga horária do minicurso, que terá em média de 2 horas de duração. Além disso, a Escola de Governo vai trabalhar para que todos os assuntos que serão abordados nos minicursos sejam ainda mais aprofundados ao longo deste ano”, frisou.
Para mais informações sobre os cursos ou as inscrições, os interessados podem entrar em contato com a Escola de Governo pelo atendimentoavapml@gmail.com ou pelo (43) 3372-4767. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Texto: Ana Almeida, sob a supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.
Fonte: Blog Londrina