A Expo Japão, um dos maiores eventos da cultura japonesa do estado do Paraná, será realizada a partir desta quarta-feira (7) até domingo (11) na Associação Cultural e Esportiva de Londrina (ACEL). Uma grande festa com intensa programação que reúne arte, cultura, gastronomia, esportes, exposição de produtos, palestra, e outras atrações.
Instalada em uma grande área, a Expo Japão contará com atrações tradicionais e contemporâneas, como a Cerimônia do Chá, apresentação de kotô (instrumento milenar japonês), Taikô (tambores japoneses), Bon-Odori (dança tradicional), Matsuri Dance (dança contemporânea), Ikebana (arranjos florais), Bonsais (árvores em miniatura), desfile de vestimentas japonesas, demonstrações de artes marciais, entre outros.
“Em 2022 tivemos recorde de público, com 37 mil visitantes nos cinco dias de festa. Neste ano a área comercial está maior, assim com a Praça de Alimentação, com capacidade maior para atender todo o público. É uma festa muito boa, para toda a família”, disse Luciano Matsumoto, coordenador geral do evento.
A Expo Japão sempre abre espaço para a cultura pop, com desfile de Cosplay, apresentações de K-pop, muita troca de informações entre os fãs de animes e mangás.
Gastronomia oriental
Oito restaurantes que reúnem o melhor da gastronomia oriental confirmaram presença na Expo Japão deste ano. Os visitantes vão poder contar com uma infraestrutura com Praça de Alimentação e capacidade para atender mais de 2 mil pessoas. Além disso, haverá também food trucks, cafeteria e doceria.
Eventos agrícolas
Nesta edição os eventos agrícolas estão concentrados em um mesmo espaço, com a 60ª Exposição Agrícola, que mostra a diversidade da produção da zona rural de Londrina e região, e o 10º AgroInovatec, Simpósio de Tecnologias Inovadoras para a Agricultura que será realizado nos dias 8 e 10 de junho.
As palestras estarão voltadas à pesquisa genética e agricultura orgânica. O foco é a produção livre de agrotóxicos. Temas como “Agrofloresta subtropical e mudanças climáticas”, “Plantio direto e mecanizado de olerícoras”, “Tendência futura da agricultura de grãos”, “Abacate, benefícios nutricionais e mercado”, e “Palmitos pupunha, açaí e juçara, mercados” estarão em debate.
Crianças e idosos
Todos os anos, a Expo Japão abre espaço para a presença de 400 alunos de escolas públicas da cidade, uma oportunidade para uma verdadeira imersão na rica cultura oriental. A tarde com as crianças está agendada para quarta (07) a partir das 14h. A terceira idade também tem programação garantida na tarde de sexta-feira (9) com apresentações, passeios, recreação e hora do lanche.
Pavilhão Cultural
Um espaço muito procurado pelo público é o Pavilhão Cultural, local que traz exposição de objetos, vestimentas, ikebana (arranjos de flores), bonecas e um local exclusivo para a tradicional Cerimônia do Chá, realizado nos dias 08, 10 e 11 de junho, das 15h às 17h, aberto para a participação do público. Também estão programadas apresentações de kotô (instrumento de cordas japonês), com o grupo Londrina Koto no Kai.
Voluntários
Promovida pela Associação Cultural e Esportiva de Londrina (ACEL), a Expo Japão conta com o trabalho e a dedicação de um grupo de voluntários que trabalha sem medir esforços. Cerca de 200 pessoas – entre homens, mulheres, jovens, crianças e idosos – se dedicam para que tudo funcione da melhor maneira possível nos cinco dias de festa.
Fonte: Redação Tem Londrina