A área está ocupada desde setembro de 2021 e empresa proprietária tenta reaver na justiça a reintegração de posse
Nesta terça-feira (26) membros do Movimento Popular por Moradia (MPM) divulgaram uma nota acerca de uma emitente reintegração de posse na ocupação Tiradentes II, no CIC, em Curitiba. Lá vivem 64 famílias desde setembro de 2021.
A dona do terreno é a empresa Essencis Soluções Ambientais, que tenta reaver na justiça a posse da área, que fica ao lado do aterro sanitário. “Curitiba não pode enterrar seus problemas sociais, raciais e ambientais junto com o lixo da Essencis” diz a nota do MPM.
Para esta quarta-feira (27) está prevista reunião entre os moradores e apoiadores do movimento às 19h. A ideia é orientar as pessoas que vivem na ocupação acerca das negociações com a proprietária.
No ano passado o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) emitiu uma nota técnica sobre a ocupação, na qual guiava as partes envolvidas a dialogar para encontrar solução para o conflito fundiário.
A discussão se arrasta até agora, mas de acordo com a Defensoria Pública do Estado (DPE) não houve determinação de reintegração até a manhã desta terça-feira (26).
Habitação
O déficit habitacional em Curitiba é de 50 mil moradias, de acordo com a Companhia de Habitação (Cohapar).
Em todo Paraná, conforme dados de 2020, o déficit ultrapassa meio milhão de moradias.
Fonte: Jornal Plural de Curitiba