Petista teve mais de 260 mil votos no Paraná e afirma Lula vai “ganhar duas vezes a eleição”, mencionando o segundo turno
A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) Gleisi Hoffmann foi reeleita deputada federal pelo Paraná com 261.242 votos, a segunda mais votada do Estado. A petista afirmou que o mandato será focado no povo trabalhador e nos mais pobres.
Nas eleições passadas Gleisi teve 212.513 votos para a Câmara Federal, depois de exercer um mandato de senadora. Durante o período em que o ex-presidente Lula esteve preso por conta da Operação Lava Jato, em Curitiba, Gleisi aumentou sua importância dentro do partido e se tornou uma das vozes mais respeitadas pelos militantes.
Ela usou as redes sociais nesta segunda-feira (03) para agradecer a votação e dizer que vai se dedicar aos pobres, trabalhadores, negros, indígenas e população LGBTQIA+.
Antes do primeiro turno das eleições, quando participou do comício de Lula na Boca Maldita, Gleisi lembrou da operação e exortou os eleitores a derrotar o ex-juiz Sergio Moro (União) nas urnas – o que não aconteceu, assim como a vitória de Lula.
Apesar disso, Gleisi disse que está confiante na vitória do ex-presidente no segundo turno. “Faltou um pouquinho só para dar certo no primeiro turno. O Lula vai ganhar duas vezes”, disse nas redes sociais.
Bancada progressista
Para a Câmara Federal, além de Gleisi, foram eleitos outros parlamentares de esquerda. O destaque é a vereadora Carol Dartora (PT), a primeira mulher negra a representar o estado em Brasília.
Também foram eleitos Zeca Dirceu (PT), Aliel Machado (PV), Ênio Verri (PT) e Tadeu Veneri (PT).
Fonte: Redação Jornal Plural