Há 16 anos, projeto social voluntário ensina hip-hop a crianças e adolescentes de Londrina, transformando caminhos e formando cidadãos
Feijoada e hip-hop combinam? Neste fim de semana, essa mistura vai ser deliciosa, graças a uma ação social idealizada pelo bistrô Casa Von Borstel, que fica no Centro de Londrina, em prol do projeto “Passos pro Futuro”, que ensina dança para crianças e adolescentes das zonas Sul e Leste da cidade.
Segundo o coordenador do projeto, Vasco Perez Giufrida, o Vasco Roverall, o valor da venda da feijoada gourmet, prato tradicional dos sábados no restaurante, será revertido para a compra de tênis para a criançada. “São muitas crianças envolvidas, mas a lista de chamada está fazendo 64 alunos, com idade entre 3 e 18 anos”, diz Vasco.
“Nós trabalhamos com crianças e adolescentes e muitos já ficaram adultos e continuam no time”, conta o coordenador, que é o idealizador do projeto e também dá aulas de hip-hop. “Trabalhamos no Jardim Califórnia, no Jardim União da Vitória e estamos abrindo mais uma unidade no Amparo, na Zona Norte.”
Vasco recorda que o “Passos pro Futuro” atua de forma independente há mais de 16 anos em diversas comunidades de Londrina, “realizando eventos recreativos, apresentações de música e dança e, semanalmente, com atendimento a crianças e adolescentes em situação de alta vulnerabilidade social”. Desde sempre o projeto se mantém com parte do salário que Vasco recebe como produtor de vídeo e de doações.
“Atuamos com jovens residentes nas comunidades União da Vitória (Zona Sul) e Jardim Califórnia (Zona Leste), que são bairros com alto índice de criminalidade e onde também é comum o tráfico de drogas, a cada dia mais, recrutar crianças para o crime.”
“Passos pro Futuro” tira jovens das ruas
Conforme Vasco, o projeto se mantém “driblando todas as ofertas negativas que as ruas oferecem para as crianças e adolescentes de comunidade, sempre mantendo uma boa relação e envolvimento com as escolas das comunidades em que estamos inseridos, juntamente com os familiares dos alunos”.
“Possuímos, além da música, uma característica e diferencial em nosso projeto. Trata-se da prática de um estilo de dança do qual a cidade de Londrina é ‘berço’ e pioneira: o Cwalk é uma vertente do hip-hop muito admirada pelos jovens”, destaca o coordenador. Clique aqui para ver as crianças dançando.
Neste sábado e domingo, os alunos do “Passos pro Futuro” irão se apresentar no bistrô Casa Von Borstel, mostrando poesia urbana e muito Cwalk, enquanto os clientes degustam a famosa feijoada gourmet do restaurante. A feijoada solidária caminha para tornar-se marca registrada do bistrô londrinense, que, no último dia 28 de agosto, destinou a renda da sua Primeira Feijoada Beneficente para o Lar Maria Tereza, que atua no amparo a idosos de Londrina.
Para adquirir a feijoada, o restaurante oferece dois tipos de ingressos: almoço no local, à vontade, por R$ 75 ou retirada da feijoada em embalagens que servem de 2 a 3 pessoas por R$ 100. Para comprar, basta mandar um WhatsApp para (43) 3351-1525.
Fonte: Redação Rede Lume