Mais de 300 escolas públicas e particulares do Paraná e São Paulo se inscreveram para o evento
A 11ª Feira das Profissões das Universidade Estadual de Londrina (UEL) deve movimentar toda a comunidade universitária nesta terça-feira (29), no Campus. Para este ano, estão previstos 20.439 inscritos, entre estudantes e professores, de 318 escolas de Londrina e de todo Paraná e São Paulo. Segundo a instituição, a edição 2023 bateu recorde de inscritos em relação a todas as 11 edições da Feira das Profissões.
Os estudantes e seus familiares terão uma oportunidade de conhecer os 52 cursos de graduação de uma das maiores universidades públicas do país. Isso porque a Feira das Profissões é, também, um espaço de convivência entre a comunidade universitária e a comunidade externa. É comum observar famílias descansando nos gramados durante o evento, fazendo piqueniques e contemplando a fauna e a flora da Universidade, enquanto os filhos interagem com monitores e estudantes da UEL para conhecer um pouco mais sobre as áreas de estudos de seus interesses.
Nesta edição, o destaque é para a inscrição do ‘Vestibular UEL 2024’. Na Biblioteca Central, servidores da Coordenadoria de Comunicação Social (COM) estarão à disposição para orientar vestibulandos que quiserem fazer a inscrição para o Vestibular. As inscrições custam R$ 176,00 e podem ser feitas até o dia 5 de setembro. Outra novidade do evento é o mascote do Vestibular 2024, o pica-pau Benedito, que promete, em sua estreia, ajudar a inscrever muitos candidatos no exame vestibular.
Conheça a Feira das Profissões
Para deixar a experiência do estudante ainda mais interessante, a UEL preparou um site sobre a Feira das Profissões 2023. Nele, é possível conhecer um pouco mais sobre os cursos da Universidade, saber onde estarão as unidades para visitação em cada um dos centros de estudos, além de obter contatos importantes para o dia. Ali também estão disponíveis mapas da universidade para localização.
Além dos cursos de graduação, a feira é também um espaço para que estudantes do Ensino Básico e Médio conheçam mais sobre setores e ações vitais ao funcionamento da Universidade, como o Programa de Apoio à Permanência (Prope), a Comissão Universidade para os Indígenas (Cuia), os núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), de Educação a Distância (Nead) e de Acessibilidade (NAC), a Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) e a Editora da UEL (Eduel).
Museu de Zoologia
Outra novidade este ano é a abertura do Museu de Zoologia, que ocorre durante a feira. Nas últimas semanas, o espaço foi reformado e pintado para receber visitas. O acervo conta com 37 mil peças empalhadas de diferentes grupos de invertebrados, como borboletas e insetos, e de vertebrados – peixes, répteis, anfíbios, aves e mamíferos. Os destaques ficam por conta dos animais da região, como a onça parda e o tamanduá bandeira.
Os estudantes do Ensino Fundamental e Médio podem realizar visitas monitoradas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h. A visitação dura cerca de 30 minutos e pode ser feita em grupos de até 15 estudantes.
Fonte: Redação Tem Londrina com Agência UEL