Teve início ontem, segunda-feira (27), a primeira de três oficinas da FLIL, Festa Literária de Londrina. O evento marca o começo de um ciclo de três semanas de formação dedicado a escritores e entusiastas da literatura.
A sessão inaugural, intitulada “Preparação de Originais” e ministrada pela escritora Karen Debértolis, foca no processo de criação de um livro, desde a concepção até a edição final, incluindo a preparação do manuscrito para publicação. Realizada na Biblioteca Pública Municipal de Londrina, a oficina segue até sexta-feira (31), com uma pausa no feriado do dia 30.
Rafael Silvaro, um dos idealizadores da FLIL, explicou a importância do ciclo formativo: “Nossa intenção é contribuir com o cenário literário londrinense em diversos aspectos, desde o livro em si até o mercado editorial e as formas de financiamento para projetos literários. Queremos oferecer aos escritores e entusiastas da cidade oportunidades variadas para avançarem com seus trabalhos”, diz.
Próximas Oficinas
A segunda atividade, “Publicação de Livros”, será conduzida pelo próprio Rafael Silvaro, editor com vasta experiência. Programada para ocorrer de 3 a 6 de junho, esta atividade visa capacitar os autores para a autopublicação e fornecer estratégias para navegar no setor editorial. Rafael reforça a necessidade de aprofundar o conhecimento tanto na autopublicação quanto na publicação tradicional, preparando os participantes para escolherem a melhor forma de lançar suas obras.
A terceira etapa, focada no “Financiamento para Projetos Literários”, será ministrada pela jornalista e produtora cultural Isabela Cunha, que também coordena a FLIL. A oficina acontecerá de 10 a 13 de junho e abordará diversas formas de captar recursos para projetos literários, desde a publicação de livros até ações formativas e atividades criativas. Isabela enfatiza o caráter prático da oficina, que visa familiarizar os participantes com editais públicos e desenvolver seus próprios projetos para concorrência.
Todas as oficinas ocorrem das 19h às 21h, na Biblioteca Pública Municipal de Londrina. Mais informações podem ser encontradas no Instagram da Festa Literária Londrinense.
As inscrições para as atividades formativas da FLIL são gratuitas e podem ser realizadas online.
Sobre a FLIL
A Festa Literária de Londrina é inspirada em eventos similares que são tradicionais na literatura brasileira. O objetivo é fomentar e democratizar o acesso ao cenário literário local através de formações, apresentações, bate-papos e uma feira de livros. Após as atividades formativas, a FLIL culminará em um fim de semana de programação intensa nos dias 14 e 15 de junho, gratuito para o público geral.
O evento é financiado pela Lei Paulo Gustavo, através da Secretaria Municipal da Cultura de Londrina, e conta com o apoio da Midiostore, SM Editora e Livraria Olga.
Serviço:
Oficinas formativas da FLIL
Oficina 1: Preparação de Originais
Ministrante: Karen Debértolis
Dias: 27, 28, 29 e 31 de maio
Horário: das 19h às 21h
Locais: Biblioteca Pública de Londrina e Livraria Olga (no dia 31)
Oficina 2: Oficina de publicação de Livros
Ministrante: Rafael Silvaro
Dias: 3 a 6 de junho
Horário: das 19h às 21h
Local: Biblioteca Pública de Londrina
Oficina 3: Financiamento para Projetos Literários
Ministrante: Isabela Cunha
Dias: 10 a 13 de junho
Horário: das 19h às 21h
Local: Biblioteca Pública de Londrina
Inscrições em: https://forms.gle/inTMuhBwnJCDmfXh9
Mais informações pelo e-mail: festaliterariadelondrina@gmail.com
*Com informações da Assessoria de imprensa do FLIL 2024
Matéria da estagiária Joyce Keli dos Santos sob supervisão.