Procedimento é feito para verificar funcionamento e garantir integridade dos equipamentos. Em Londrina mais de 1.100 aparelhos serão utilizados neste domingo (2).
A auditoria das urnas eletrônicas das quatro zonas eleitorais aqui de Londrina foi realizada nesta manhã de terça-feira (27) no Fórum Eleitoral, que fica no Centro Cívico.
Durante os procedimentos, as urnas eletrônicas são testadas para garantir que os equipamentos estão funcionando normalmente. Entre os mais de 1.100 aparelhos que serão utilizados para a votação, em Londrina e Tamarana, algumas foram selecionadas de forma aleatória e são testadas para verificar a integridade das urnas, como explica o juiz eleitoral Maurício Boer, da 41ª zona eleitoral.
Durante a auditoria também foram testados os votos em diferentes cargos. Apesar disso, o juiz eleitoral reforça que eles não são registrados, já que são armazenados em uma mídia utilizada apenas para a verificação realizada nesta terça-feira. Para a eleição, este dispositivo é substituído por outro, chamado de “mídia de resultado” que, então, será usado no domingo (2).
Diante de alguns questionamentos a respeito da confiabilidade das urnas eletrônicas, ele destaca a importância da participação dos cidadãos nas eleições. Na avaliação do juiz, aqueles que participam como mesários, por exemplo, podem acompanhar mais de perto o funcionamento dos aparelhos.
Londrina conta com quatro zonas eleitorais. Uma delas também atende ao município de Tamarana. Ao todo, 1.282 urnas estarão disponíveis, incluindo um quantitativo de reserva. As eleições, marcadas para o dia 2 de outubro, vão contar com 4.556 mesários, aqui na cidade.
Fonte: Redação CBN Londrina