O frigorífico da Seara Alimentos, unidade de Jaguapitã, norte do Paraná, fez um acordo para o pagamento de mais de R$ 2,2 milhões por conta do tempo para troca de uniformes de 578 funcionários. O acordo foi homologado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) é prevê o pagamento de R$ 2.239.280,00.
O caso refere-se a créditos do tempo em que os empregados ficaram à disposição da empresa para a troca de uniforme, além do direito ao intervalo de descanso destinado às trabalhadoras. O processo foi ajuizado em 2017 pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e afins de Jaguapitã.
O acordo foi homologado pelo juiz substituto Cícero Pedro Ferreira, que atua na 2ª Vara do Trabalho de Rolândia, em agosto. O magistrado destacou o esforço das partes em negociar e as vantagens da conciliação. O presidente do Sindicato, Cleison Ramos Matos, destacou o papel da advogada da entidade Mayara Marconi Ferreira, que conduziu as negociações junto aos advogados da Seara Alimentos, “visando dar efetividade à conquista do sindicato em favor dos trabalhadores”, entendimento selado após mediação da Justiça do Trabalho.
O Sindicato ressaltou que há, ainda, mais de 600 trabalhadores a serem beneficiados com a mesma sentença, para tanto, devem procurar a entidade, independentemente de serem ou não sindicalizados, para pleitear o direito de receber os valores que serão pagos pela instituição.
Em maio deste ano, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação e afins de Jaguapitã já havia celebrado um acordo com a Seara Alimentos, empresa que integra o grupo de empresas da ré Agroindustrial São José Ltda. A conciliação, que abrangeu 480 trabalhadores, restringiu-se a empregados que trabalham na Seara Alimentos no município de Santa Fé, também no Norte do estado. O acordo, homologado então na sede do TRT-PR, encerrou nacionalmente a 8ª Semana Nacional de Conciliação Trabalhista.
Fonte: Bem Paraná