Frente fria faz temperaturas despencarem. Entenda o fenômeno.
Uma frente fria que chegou ao Paraná, fez as temperaturas despencarem em pleno mês de novembro. De acordo com o Simepar, nesta quarta-feira (2), em várias regiões do estado, as temperaturas mínimas ficaram abaixo dos 10°C. Em Londrina, os termômetros marcaram 12ºC pela manhã, com sensação térmica atingindo 10ºC. A previsão é de que o frio continue até a próxima semana, marcando mínima de 10ºC na sexta (4) e 11ºC no sábado (5).
Essa primavera de dias gelados tem explicação: uma delas é o fenômeno La Niña.
É por causa do La Niña que as massas de ar frio continuam atuando na primavera, especialmente no sul e sudeste do país. E são elas que interferem na queda brusca dos termômetros. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta pelo declínio das temperaturas.
Outro fenômeno climático, chamado de Oscilação Antártida, faz com que a circulação do vento na alta e média atmosfera fique mais ondulada, e com isso, aconteça uma troca de ar entre as regiões polares e tropicais no hemisfério Sul. Nessa troca, o ar mais gelado avança mais sobre o país, chegando ao sul do país.
De acordo com o Inmet, essa “intensa e atípica massa de ar frio” deve atuar no país durante a semana.
Redação Tem Londrina