Depois da divulgação do primeiro boletim epidemiológico da dengue em 2024, o secretário da Saúde, Beto Preto, confirmou que Londrina deve receber a partir desta segunda-feira (15), a aplicação do fumacê em diversos pontos da cidade.
O crescimento vertiginoso dos casos de dengue em diversas regiões paranaenses, intensificou a as ações propostas pelo secretário da Saúde do estado no combate ao mosquito Aedes Aegypti, cidades como Apucarana e Jandaia do Sul, tiveram ações ostensivas com a utilização do fumacê em todos os bairros. Londrina, Jacarezinho, Ivaiporã, Borrazópolis e Cambira, são as próximas cidades que o fumacê UBV (ultrabaixo volume) irá circular para bloquear a transmissão do mosquito da dengue.
Beto Preto, também ressaltou a importância do trabalho imediato dos profissionais da saúde nos hospitais em todo estado e destacou o trabalho dos agentes de endemia pelas ruas, com o objetivo de intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika írus e chikungunya.
Vale lembrar que o fumacê não dispensa as ações coletivas de controle do mosquito, como a limpeza dos quintais e calhas, não deixar água parada e atender os agentes de combate a endemias para realizar as vistorias.
Fonte: CBN Londrina