O ex-prefeito de Curitiba Rafael Greca (PSD) se encontrou com o governador Ratinho Junior (PSD) na tarde de hoje (20) e comunicou que aceitou o convite para assumir a Sedest (Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), até agora ocupada por Everton Luiz da Costa Souza. Com o aceite de Greca, Ratinho deve dar seguimento a uma reforma do secretariado, que prevê mudanças ainda em outras pastas, como as Secretarias de Cidades, Planejamento, Agricultura e Administração.
Greca, que deixou a prefeitura de Curitiba no dia 1° de janeiro, quando entregou o cargo ao seu vice, Eduardo Pimentel, chegou a dizer em entrevista ao Estúdio Bem Paraná que tinha um convite para assumir a Secretaria das Cidades. Considerada estratégica para quem quer se candidatar ao governo do estado, porque lida diretamente com os prefeitos de todo o estado, a Secretaria das Cidades, segundo se especula, irá para Guto Silva (PSD), atual secretário do Planejamento.
Guto Silva disse que “está pronto” para ser candidato à sucessão de Ratinho Junior. Além dele e de Rafael Greca, outros nomes do PSD pleiteiam o posto de candidato oficial ao governo do Paraná em 2026, como o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi, e o atual vice-governador, Darci Piana, os dois do PSD de Ratinho, Greca e Guto.
A decisão de Greca põe fim a um suspense que durava desde a semana passada. O governador chegou a oferecer três opções ao ex-prefeito de Curitiba, mas ele não respondeu prontamente. Agora, a reforma deve acontecer e Ratinho pode anunciar o troca a troca a qualquer momento.
Fonte: Bem Paraná