Dirigentes sindicais pautaram ampliação da lista de exames e procedimentos, perícia humanizada e outras demandas
O Grupo de Trabalho de Saúde do Fórum das Entidades Sindicais (FES) se reuniu com chefias da Secretaria da Administração e da Previdência (Seap) para cobrar do governo o atendimento de uma série de demandas relacionadas ao Sistema de Assistência à Saúde (SAS) e a perícia médica.
Durante o encontro realizado na última quarta-feira (27), os(as) representantes sindicais destacaram a necessidade de ampliação dos exames e procedimentos oferecidos pelo SAS. As opções disponíveis atualmente são consideradas defasadas e insuficientes para atender as demandas dos(as) trabalhadores(as).
Para resolver dificuldades enfrentadas pelo funcionalismo atendido pelo SAS na região de Maringá, foi solicitada a divulgação das clínicas conveniadas pelo Hospital Bom Samaritano e urgência no atendimento de consultas eletivas e com especialistas.
Sobre a perícia médica, foi pontuado que os(as) servidores(as) não podem continuar sendo atendidos(as) por peritos(as) que desrespeitam a condição de adoecimento dos(as) trabalhadores(as). Os(as) dirigentes sindicais reiteraram a cobrança de um procedimento humanizado, com atenção às necessidades dos(as) servidores(as).
Respostas
Sobre o SAS de Maringá, a chefe do Departamento de Saúde do Servidor (DSS), Andressa Sera Todeschini, garantiu que a partir de 1º de dezembro o hospital vai agendar as consultas clínicas e, se necessário, fazer encaminhamento para especialistas.
Em relação às clínicas da região que vão atender pelo SAS, afirmou que a relação será disponibilizada no início de dezembro.
Quanto à perícia médica, o chefe da Divisão de Perícia Médica (DPM), Rafael Augusto Bertuol, prometeu tomar medidas visando a oferta de um atendimento humanizado.
Os(as) servidores(as) paranaenses foram representados pela secretária de Saúde e Previdência da APP-Sindicato, Tereza Lemos, pelo vice-presidente do Sindarspen, Ivolcir Bomfim, e pelo presidente do Sindseab, Roberto Carlos P. de Andrade e Silva. Também acompanhou os trabalhos o advogado da APP, Germano Sureck.
Fonte: APP Sindicato