Pai de adolescente que esperava por atendimento teria agredido servidores e também o guarda que estava de plantão na unidade. Casal, por sua vez, alega que teria sido agredido pelas equipes enquanto cobrava por agilidade no atendimento da filha
O atendimento de uma adolescente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do jardim do Sol, na zona oeste de Londrina, no final da noite de sexta-feira (11), terminou em confusão entre os pais da paciente e servidores da unidade. A Guarda Municipal, inclusive, precisou ser acionada para conter os ânimos dos envolvidos. O casal alega ter sido empurrado por um profissional no momento em que cobrava agilidade no atendimento da filha, que apresentava um furo numa das mãos. Depois disso, o pai da adolescente teria partido para cima do servidor e também agredido com tapas o GM que estava de plantão na unidade. O guarda, então, acionou o reforço de mais equipes, que contiveram o casal. Um vídeo compartilhado nas redes sociais no final de semana mostra o momento em que homem e mulher são contidos e levados para a área externa da UPA. Durante a gravação, tanto o casal como a pessoa responsável pela filmagem acusam os servidores da unidade de agressão.
Em nota, o Núcleo de Comunicação da prefeitura confirmou que o casal procurou a UPA Sol para o atendimento da filha adolescente. Conforme o comunicado, “todos os pacientes que chegam à unidade passam por uma triagem antes do atendimento médico”. No espaço reservado à triagem, de acordo com a prefeitura, “o casal passou a xingar e ameaçar o profissional técnico que estava de plantão”. A nota confirmou ainda que o guarda escalado para trabalhar no local foi desacatado e agredido pelo pai da adolescente, o que tumultuou a UPA e colocou “em risco os demais pacientes que aguardavam atendimento”. Em seguida, segundo a prefeitura, “o casal invadiu a área onde ficam os médicos e os pacientes que estavam sendo atendidos”. Homem e mulher foram detidos e encaminhados para o registro do “devido boletim de ocorrência”.
E também teve confusão na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Apucarana no início da noite de sábado (12). De acordo com a Polícia Militar (PM), tudo teve início durante uma confraternização familiar. Dois irmão, alterados pela ingestão de bebida alcoólica, teriam trocado agressões durante um desentendimento. A esposa de um deles ficou desesperada e, ao tentar apaziguar a situação, acabou caindo e batendo a cabeça. A família, então, colocou a jovem em um carro e a encaminhou para UPA, onde a confusão teve continuidade. Na unidade, o marido da mulher que ficou ferida teria agredido a própria sogra. A cunhada dele também disse à polícia que teria sido agredida. Diante das acusações, o homem foi preso em flagrante e encaminhado para delegacia.
Fonte: CBN Londrina