Trabalho é feito por meio de patrulhamento, câmeras de segurança e totens, que devem ser instalados em mais sete espaços da cidade
As praças públicas passaram a contar nos últimos dias com um novo sistema de monitoramento da Guarda Municipal. As câmeras de segurança, interligadas à central da Secretaria Municipal de Defesa Social, já foram instaladas em duas praças do jardim Alvorada, na zona oeste, e em uma praça do residencial Acquaville, na região leste da cidade. O monitoramento, inclusive, já resultou na prisão de um homem que tentava cometer um furto em uma das praças do Alvorada na sexta-feira (24), conforme destacou o secretário de Defesa Social, coronel Pedro Ramos.
A ideia, segundo o secretário, é replicar uma ação já realizada nas escolas municipais, que pararam de ser invadidas pelos criminosos depois que passaram a contar com câmeras e alarmes.
As câmeras agilizam o envio das viaturas até os locais, assim como os totens de segurança. O equipamento, que tem um botão que envia a denúncia diretamente à Central da Guarda Municipal, foi instalado na praça Dom Pedro I, na avenida Tiradentes, após o espaço por uma revitalização e, segundo Pedro Ramos, tem ajudado a manter longe de lá vândalos, usuários de drogas e moradores de rua. O secretário revelou que a ideia do município é instalar totens semelhantes em outras sete praças da cidade nas próximas semanas, entre elas o Complexo Esportivo do Maria Cecília, na zona norte; o Centro de Artes e Estudos Unificados (CEU) do jardim Santa Rita, na zona oeste; o anfiteatro do Zerão; a Praça da Bandeira; o Bosque Central; e a rotatória das avenidas Ayrton Senna e Maringá.
Fonte: CBN Londrina