Evento reúne profissionais para discutir integração de setores e políticas públicas regionais
Acontece entre hoje (9) e amanhã (10), o II Encontro Regional de Assistência Social, Idoso e Saúde, promovido pelas Secretarias Municipal de Assistência Social, Idoso e Saúde da Prefeitura do Município de Londrina. O evento ocorre no campus da UniCesumar Londrina (Avenida São Mônica, nº 450, Franca).
Com o tema “Caminhos para Atuação conjunta”, o Encontro visa aprofundar as discussões sobre a necessidade de um atendimento interseccional, ou seja, que agregue profissionais e saberes de diferentes áreas. Também discute a importância de políticas públicas cada vez mais regionais.
Com o agravamento das desigualdades sociais, principalmente, no período pós-pandêmico, se faz urgente que as políticas públicas estejam cada vez mais conectadas e articuladas, construindo fluxos em conjunto, explica Sara Alexius, diretora da Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Assistência Social de Londrina.
Na ocasião, participam profissionais de diversos órgãos da rede de serviços interdisciplinares, apresentando as realizações de suas respectivas unidades. Entre as apresentações, o Dr. Marcelo Kimati, psiquiatra e professor de Saúde Coletiva na UFPR (Universidade Federal do Paraná), concede a palestra “Desafios e Oportunidades Para Uma Atuação Conjunta”. Os psiquiatras do CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) de Londrina, Edilson Augusto de Amorim Pereira e Nicole Gonzales Storti, compõem a mesa-redonda sobre “Intersetorialidade e Demandas Sociais Emergentes”.
Cada Secretaria (Assistência Social, Idoso e Saúde) abordará o tema “Trabalho Intersetorial: Impactos, Desafios e Avanços”, apresentando um panorama das realizações individuais de cada setor e destacando as ações desenvolvidas em colaboração.
O evento é direcionado a profissionais da rede de serviços socioassistenciais, serviços de saúde, atendimento a pessoas idosas, além dos profissionais do Sistema de Garantia de Direitos de Londrina e região e outros. O público também poderá participar de minicursos com temáticas diversas como direitos da população LGBTQIA+, saúde mental, políticas proibicionistas e redução de danos. Haverá certificado, as inscrições podem ser realizadas através do site da Escola de Governo, conforme disponibilidade de vagas.
*Matéria da estagiária Joyce Keli dos Santos sob supervisão.