O ano de 2024 registrou aumento de 66% na média de incêndios florestais em relação ao ano passado. Em todo o estado do Paraná, em 2023, foram registrados 4.803 casos de incêndios ambientais, a tendência é que esse número seja superado até o fim de 2024.
O Paraná está entrando no período mais crítico quando se fala na ocorrência de incêndios florestais, com maior concentração de julho a setembro por conta da maior estiagem.
De acordo com o tenente Rogério Moreto, do Corpo de Bombeiros de Londrina, a principal causa do aumento dos incêndios é humana como focos iniciados por materiais inflamáveis, lixos jogados em terrenos abandonados, e claro, as queimas propositais para quem tenta realizar a limpeza dos quintais e varandas.
Para acompanhar os casos de incêndio e vegetação e evitar desastres maiores, os bombeiros de Londrina, contam com um serviço de denúncias via WhatsApp, onde após abertura do chamado via 193, podem encaminhar vídeos com detalhes sobre a ocorrência – através do (43) 3373-2901.
Em meio à presença de uma onda de calor, que levou Londrina a registrar máxima próxima de 33 graus nos primeiros dias do inverno, os bombeiros orientam quanto a conscientização popular.
Fonte: CBN Londrina