O IADES (Instituto Artesano de Desenvolvimento Sustentável), uma associação sem fins lucrativos, vai doar projetos de levantamento topográfico, estudo de macrodrenagem, estudo de microdrenagem e projeto conceitual de paisagismo com perspectivas para o Parque Daisaku Ikeda, avaliado em R$ 50 mil.
As doações visam contribuir para a revitalização do parque, que está fechado para o público desde 2016, depois que a estrutura foi danificada por fortes chuvas. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente solicitou ao Conselho Municipal do Meio Ambiente a liberação de recursos para o cercamento do parque. Um último orçamento indica que o custo total do serviço deve ser de R$ 194.551,68.
Em junho de 2023, a Promotoria de Meio Ambiente elencou uma série de medidas à Prefeitura de Londrina. Entre as recomendações, o reforço da segurança e o patrulhamento pela Guarda Municipal na região do parque.
O Ministério Público pede ações para a revitalização do local e a interdição enquanto não forem finalizadas as obras que permitam a reabertura ao público com a segurança; outra recomendação é que o município adeque o registro do parque no cadastro estadual de unidades de conservação do IAT (Instituto Água e Terra).
Fonte: Tarobá News