Parceria entre organizações busca apoiar e orientar sobreviventes e familiares após casos de feminicídio
O Laboratório de Estudos de Feminicídio – LESFEM, em parceria com a Prefeitura Municipal de Londrina e Associação de Entidades de Mulheres do Paraná – ASSEMPA, realiza oficinas para acolhimento e empoderamento de mulheres vítimas de violência. A ação é nomeada “Mulheres em Reconstrução: Horizontes de Esperança”.
Com início em 26 de outubro, os encontros destinam-se a mulheres sobreviventes de feminicídios, seus familiares e amigos, promovendo um espaço de informação, orientação e reconstrução multidisciplinar para essas pessoas.
Segundo resultados do estudo conduzido pelo Laboratório de Estudos de Feminicídios (LESFEM), no transcorrer do primeiro semestre de 2023, 62 mulheres perderam suas vidas devido ao feminicídio, classificando o estado do Paraná como o terceiro com a maior incidência de casos no país. As vítimas desses crimes, em sua maioria, se situam na faixa etária de 25 a 36 anos.
Silvana Mariano, professora do Departamento de Ciências Sociais da UEL (Universidade Estadual de Londrina) e pesquisadora do LESFEM, explica que diariamente, são identificadas lacunas nos serviços de redes de proteção para essas mulheres. Por isso, um espaço focado em questões que atravessam experiências de uma sobrevivente de feminicídio, é de extrema importância as vítimas que, por vezes, acabam sendo silenciadas e encontrando serviços de apoio praticamente inexistentes.
As oficinas acontecem todas as quintas feiras, a partir das 14h, no auditório da Secretaria de Políticas para as Mulheres, localizado na Rua Valparaíso, Sala 3, Parque Guanabara, Londrina – PR. Com a seguinte programação:
• Semana 1: 26/10 – Navegando pelo Sistema Judicial
• Semana 2: 01/11 – Encontrando sua Voz no Tribunal
• Semana 3: 09/11 – Cartas para o Futuro
• Semana 4: 16/11 – Mural dos Sonhos
• Semana 5: 23/11 – Mosaico de Histórias
• Semana 6: 30/11 – Egoísmo e Altruísmo
• Semana 7: 07/12 – Tecendo Resiliência
• Semana 8: 14/12 – Jardim da Esperança
As inscrições são realizadas através do site da UEL: link.
*Matéria da estagiária Joyce Keli dos Santos sob supervisão.