Também nesta segunda-feira, Museu Histórico de Londrina e Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica completam 53 anos
Londrina se prepara para receber a 17ª edição da Primavera dos Museus, que acontece entre os dias 18 e 24 de setembro. Esse ano, o tema é “Memórias e Democracia: Pessoas LGBT+, Indígenas e Quilombolas”. O evento, gratuito e aberto para toda a comunidade londrinense, oferece rodas de conversa, exibição de filmes e visitações. Para participar, basta realizar inscrição até o dia 22 de setembro através do link.
A Primavera dos Museus é uma iniciativa proposta pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e acontece anualmente em setembro. Todas as instituições que tiverem interesse podem montar uma programação a partir da temática proposta e inscrever o evento.
Em âmbito regional as atividades são organizadas pelo Museu Histórico de Londrina, Museu de Arte de Londrina, Museu da Sociedade Rural e Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NDPH).
Para Edméia Ribeiro, diretora do Museu Histórico de Londrina e professora do Departamento de História do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH) da UEL, a 17ª primavera dos museus é uma oportunidade para refletir sobre a construção da democracia. “Se a gente está falando de democracia e de memória, nós não podemos deixar de fora pessoas que são marginalizadas socialmente, que são as pessoas LGBT, as pessoas indígenas e as pessoas quilombolas”, disse.
Programação
A solenidade de abertura da programação é nesta segunda-feira (18), das 19h às 22h, no Museu Histórico de Londrina, na rua Benjamin Constant, 900. A data marca os 53 anos do Museu Histórico e do Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NDPH) da UEL. Confira o restante das atividades e exposições:
*Matéria da estagiária Victoria Luiza Menegon, sob supervisão.