O tema da edição deste ano é “O Abismo Social”
Londrina recebe durante o mês de novembro a 37ª edição da Mostra Afro-Brasileira Palmares, de 9 a 30 de novembro. Aberto em horário comercial, o evento está localizado no Espaço AML Cultural e espera receber em torno de 15 a 20 mil pessoas até o fim do mês.
Entre os artistas presentes na Mostra, estão: Alex Barros, Alexs Tcho, Angelo Cesar Meneghetti, Ariel Freire, Leonardo Beneti, Bhall Marques, Edson Massuci, Marcelo Specato, Antonella Domingos, Mandalikas Linhares, Dona Cida, Relissa, e muitos outros.
Vagner Nogueira é coordenador da Mostra e presidente do IMECAB (Instituto do Movimento de Estudos da Cultura Afro Brasileira), instituto responsável pela produção e organização do evento. Musicista e participante da Mostra há mais de três décadas, Nogueira começou compondo músicas autorais para o evento, em 1992, e nunca mais saiu do projeto.
Hoje, 30 anos depois e na linha de frente da Mostra, defende dentro do projeto a igualdade e oportunidade para todos e revela que o objetivo principal da Mostra é trabalhar a promoção da igualdade social e o combate ao racismo. “O que nós queremos é a igualdade, nós precisamos ter oportunidades, porque temos capacidade. Então, o objetivo da Mostra é despertar na comunidade o poder que o negro tem” ,disse o coordenador.
Nos dias 2, 3 e 4 de dezembro será realizado um especial intitulado Cabaré do Movimento, em homenagem ao dia do samba, e contará com a participação de sambistas locais. O horário é das 20h às 2h e o local ainda não está definido. Também nesses três dias, acontecerá a Feira Afro Brasileira de Economia Criativa, em frente a Secretaria de Cultura de Londrina. Para mais informações sobre a Mostra e os eventos especiais, acesse o instagram do IMECAB: @imecab.londrina.
*Matéria da estagiária Raquel Cassitas, sob supervisão.