A partir desta sexta-feira (13), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ampliou a vacinação contra a covid-19 para toda a população com 18 anos ou mais, em Londrina, devido ao aumento de casos. As vacinas estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), sem necessidade de agendamento.
Em agosto, Londrina registrou 321 casos da doença. Em setembro, já foram confirmados 81 diagnósticos positivos. No ano, 21 pessoas morreram devido à doença em Londrina, com três óbitos em agosto.
O perfil das vítimas é majoritariamente de pessoas mais velhas e com comorbidades.
As vacinas estarão disponíveis das 7h às 18h em todos os postos de saúde da cidade. Não é necessário agendar; basta levar a carteira de vacina e um documento com foto. A vacinação é aberta a qualquer pessoa acima de 18 anos, desde que a última dose tenha sido aplicada há mais de três meses.
O município tem cerca de duas mil doses em estoque para atender tanto os grupos prioritários quanto a população geral. A decisão de ampliar a vacinação segue orientação do Ministério da Saúde.
Para crianças de cinco anos até menores de 18 anos, a vacina está disponível apenas para grupos prioritários com comorbidades ou imunocomprometidos. Já para bebês de seis meses a crianças menores de cinco anos, a imunização acontece unidades de saúde específicas, veja aqui.
Veja o cronograma:
Sexta (13) – UBS do Jardim Pisa e Vivi Xavier
Terça (17) – UBS do Ernani Moura Lima
Fonte: Tem Londrina