Segurando cartazes e microfone, um grupo de moradores do Vista Bela, Zona Norte de Londrina, protestaram ontem (19) contra a qualidade da água distribuída pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) nesses últimos dias.
Apesar do gosto de terra e rio, mau cheiro e problemas como ânsia e diarreia, provindos da água, o gerente geral da Estação de Tratamento do Limoeiro, Gil Gameiro, informou: “a população pode bebê-la normalmente”.
Mas como bebê-la normalmente, se a água não está normal?
A frustração aumenta significativamente diante da demora da Companhia em responder às reclamações dos moradores, o que persiste desde o dia 12 deste mês.
Vanessa Carolina, estudante de Serviço Social da UEL e representante do Coletivo Popular Vista Bela em Movimento, que estava à frente do protesto, relatou: “Não aguentamos mais, as crianças estão adoecendo. Nosso objetivo não é fazer barulho nem bagunça, mas cobrar por nossos direitos.”
Segundo a liderança, a manifestação foi positiva, houve adesão dos moradores e a imprensa conseguiu noticiar, mesmo com uma tentativa de boicote da própria Sanepar, “que agendou reunião e convocou a imprensa para o mesmo horário da nossa manifestação”, diz.
“Aguardamos a normalização da água até no máximo segunda-feira, se não, estamos preparando um próximo manifesto para antes do ano novo. Esperamos que não haja necessidade de acontecer”, explica.
Nesta quarta-feira (20), a Promotoria de Saúde abriu investigação sobre a qualidade da água distribuída pela Sanepar.
*Matéria da estagiária Joyce Keli dos Santos sob supervisão.