As exibições vão até novembro com filmes nacionais, passando por diferentes temáticas a serem debatidas a cada mês e circulando por várias regiões da cidade
Neste mês de junho, o projeto “Cine Cequinha Itinerante: Passeando por Londrina”, traz filmes com a temática LGBTQIAPN+ com a primeira exibição nesta quinta-feira (13), às 19h30, no Grafatório. Na sessão, serão exibidos os filmes “Para Onde Voam as Feiticeiras” (2020) de Eliane Caffé, Carla Caffé, Beto Amaral e “MEGG – a margem que migra para o centro” (2018), de Larissa Nepomuceno Moreira e Eduardo Sanches. Após a exibição, como de costume, haverá um bate-papo sobre os filmes.
A proposta dessa temática é refletir coletivamente sobre outros modos de existência possíveis e palpáveis, contribuindo minimamente no combate aos preconceitos e retrocessos vividos pela comunidade LGBTQIAPN+, evidenciando, enquanto um dos itinerários viáveis, uma educação em prol da diversidade e igualdade, a favor do respeito e do direito a existências dignas e salutares.
No curta-metragem “MEGG – a margem que migra para o centro”, Megg Rayara ocupa um lugar de destaque e sua história é compartilhada em primeira pessoa: uma narrativa potente e radicalmente necessária; enquanto o longa-metragem “Para Onde Voam as Feiticeiras” traz improvisos e encenações de artistas em meio à paisagem urbana do centro de São Paulo, dando lugar às questões que envolvem as lutas pelos direitos (e suas garantias) das pessoas LGBTQIAPN+, indígenas, negras e dos trabalhadores sem teto.
O Cine Cequinha atua de forma independente, com sessões gratuitas de cinema e prosa, na cidade há mais de 10 anos. As exibições do projeto que conta com patrocínio da Lei Paulo Gustavo através da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina, passando por espaços parceiros (Espaço Nave, Assentamento Eli Vive, Wãre, Alma Brasil, Grafatório e Ciranda da Cultura), além de sessões em praças e espaços públicos de várias regiões da cidade (Lago Norte, Lagoa Dourada “Zerinho”, Praça Serra das Laranjeiras, Praça Acquaville).
O objetivo é expandir e democratizar o acesso às produções cinematográficas nacionais e regionais e oportunizar o contato do público com filmes que estão fora do circuito comercial de exibição, trabalhando a formação de público e fruição artística através da promoção de sessões abertas e gratuitas seguidas de debates.
O ciclo de sessões vai até novembro, trazendo temáticas que resgatam a memória do que já passou pelo Cine Cequinha. São elas: Cinema Negro, Cinema Periférico, Mulheres no Cinema Nacional, Documentários, LGBTQIAPN+ no Cinema, Bem-Vindo ao Meu Delírio, Animações e Produções de Londrina e Região.
Para ficar por dentro da programação do projeto siga o Cine Cequinha no Instagram @cinecequinha e participe do grupo informativo no WhatsApp, clicando no link da bio.
Serviço:
Data: 13/06/2024
Horário: 19h30
Local: Grafatório
Endereço: Rua Mossoró 483, Londrina – PR
Filme: MEGG – a margem que migra para o centro
Direção: Larissa Nepomuceno Moreira e Eduardo Sanches
Ano: 2018
Duração: 15 minutos
Classificação Indicativa: Livre
Filme: Para Onde Voam as Feiticeiras
Direção: Eliane Caffé, Carla Caffé, Beto Amaral
Ano: 2020
Duração: 89 minutos
Classificação Indicativa: 14 anos
Fonte: Blog Prefeitura de Londrina