A partir desta semana, todas as 54 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Londrina disponibilizam a vacina contra a gripe para os grupos prioritários preconizados pelo Ministério da Saúde. Os interessados em se vacinar podem se dirigir a qualquer UBS do município, portando documento pessoal, carteira de vacinação e documentação que comprove pertencer ao grupo prioritário.
De acordo com a Secretaria de Saúde, não é necessário realizar agendamento, pois o atendimento é por livre demanda.
Os grupos prioritários, para os quais a vacina estará disponível a partir de hoje (25), são compostos por: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes e puérperas (mulheres no pós-parto); idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos; pessoas com comorbidades; adolescentes em medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema de privação de liberdade; professores do ensino básico e superior; povos indígenas; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); e trabalhadores portuários.
O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, explicou a importância da imunização contra o vírus da gripe nesse momento. “Nosso desafio vai ser conscientizar a população da importância de se vacinar contra a gripe agora. De forma acertada, o Ministério da Saúde antecipou o início da Campanha de Vacinação contra a Gripe, para que justamente quando a gente sentir as mudanças climáticas, e chegar o inverno e o tempo mais frio, as pessoas já terem tomado a vacina, já terem passado o tempo de produção de anticorpos e a vacina já estar efetivamente protegendo a população”, detalhou.
Balanço do mutirão
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa hoje (25) em todo o Brasil, mas Londrina foi uma das primeiras cidades do país a iniciar a vacinação antecipada contra a gripe. A ação foi realizada através de um mutirão de vacinação, no sábado (23). Na ocasião, 14 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de todas as regiões da cidade, estiveram abertas o dia todo para realizar a aplicação do imunizante na população londrinense que se enquadra nos grupos prioritários.
Com capacidade de aplicar 8 mil doses do imunizante durante o mutirão, ao todo, foram aplicadas 6.799 doses da vacina da gripe. Dessas, 1.006 doses foram aplicadas em crianças de idade entre 6 meses e menores de 6 anos, 33 foram aplicadas em gestantes, 4.186 em idosos com 60 anos ou mais, 1.574 doses em pessoas de outros grupos prioritários.
Fonte: Tem Londrina